Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Comércio tem propostas de formação em Marketing e Gestão Financeira
07-06-2018
Gestão Financeira e Marketing Estratégico são as ações de formação que a Câmara do Porto propõe ainda este mês para os empresários e profissionais do comércio da cidade. As sessões decorrem em horário pós-laboral (das 19,30 às 22,30 horas).

GESTÃO FINANCEIRA | 18, 20 e 22 DE JUNHO

Objetivos: Construir e interpretar um quadro de indicadores económicos e financeiros que permitam conduzir, de forma simples, a atividade da empresa.

Conteúdos:

1. Os números do negócio
- A formação do preço de venda dos produtos, a margem de lucro e os descontos
- Os gastos variáveis e os gastos fixos
- O ponto crítico de vendas ("Break-even")

2. A informação como instrumento de gestão
- A Demonstração dos Resultados: estarei a ter lucro?
- A gestão de tesouraria: a importância do controlo e planeamento dos movimentos de tesouraria
- Que indicadores devo utilizar para medir a situação e a atividade da empresa?

MARKETING ESTRATÉGICO | 19, 21 e 25 DE JUNHO

Objetivos: No desenvolvimento das atividades comerciais assumem relevância as competências de negociação e de liderança, bem como as de conhecimento do negócio, imagem, gestão da rede relacional, criatividade e ousadia. Nesta ação abordar-se-á o Marketing numa perspetiva dinâmica de negócio, com recurso a exemplos práticos e casos testados.

Conteúdos:

1. Marketing estratégico como componente fundamental de compreensão estratégica futura das empresas - mercado, concorrência, clientes / Segmentação e Posicionamento

2. Marketing-Mix e as suas principais variáveis

3. Estratégias de marketing - Conquistar novos clientes, reter clientes existentes, aumentar a participação no mercado, conquistar novas regiões e mercados, e criar novos canais de vendas

4. Elaboração de planos de marketing criativos e diferenciadores

5. Estratégia de marketing de conteúdo - content marketing - determinar a narrativa da marca
existente ou a criar

6. Marketing dos detalhes, das microtendências, das improbabilidades, dos conceitos, das metacompetências, do newsmaking, do storytelling, do high touch, do networking, da resiliência, do crowdsourcing e da coopetição

INSCRIÇÕES

Como é habitual, as inscrições poderão ser realizadas via email (comercio@cm-porto.pt), por telefone (222 097 106) ou presencialmente no local da formação (Rua de Antero de Quental, 367, Porto).
Dados para inscrição: nome da ação de formação, nome completo do participante, função, escolaridade, contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial, setor da atividade, morada completa, contacto telefónico e email.