Sociedade

Comércio reflete sobre a sua importância na identidade da cidade

  • Notícia

    Notícia

Comerciantes da cidade, formadores, consultores e a equipa responsável pelas ações de formação do Departamento Municipal de Turismo e Comércio reuniram-se, ontem, para a primeira edição do Porto.Com. Sob o mote "Lead Your Strategy", o evento de networking, que decorreu no Hotel Vincci Porto e contou com a participação de Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, foi o espaço encontrado para uma reflexão sobre o papel insubstituível do comércio no fortalecimento da identidade da cidade.

Foram discutidas estratégias de atração de visitantes locais e que papel pode o Município assumir para ajudar à capacitação do comércio, de modo a promover a sua renovação, a tornar-se cada vez mais atrativo e a manter-se sustentável, aliando tradição e modernidade.

Foi, também, apresentado o novo programa de ações de formação para comerciantes, a decorrer entre setembro e dezembro de 2018, e fez-se o balanço das formações anteriores, com a apresentação de um vídeo que compila os testemunhos de vários participantes.

A temática "Lead Your Strategy" serviu, também, para a realização de uma atividade, dinamizada pela Beautiful Branding Agency, com recurso à metodologia LEGO Serious Play. Comerciantes e formadores foram desafiados a usar peças de lego para representar os principais problemas com que se deparam no setor, e provocados a apresentar possíveis soluções.

O evento terminou com um cocktail informal, um momento de networking, recolha de feedback e aprendizagem com o objetivo de promover o sentimento de pertença à "família" Comércio do Porto.

O Porto.Com contou com a participação de 35 comerciantes e 9 formadores a atuar nas áreas do empreendedorismo, inovação e competitividade (Thinking Big), coaching e gestão de conflitos (Dora Isabella) psicologia positiva (Maria João Gonçalves) atendimento e branding (Beautiful Branding Agency), vitrinismo e visual merchandising (Paulo Pacheco e Regina Pinheiro) gestão de clientes (Asserbiz), adaptação ao novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (Kaksi Media), e gestão financeira (IConsulting Group).