Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Comércio no Porto está a crescer
14-09-2015

O Porto mostra um dinamismo comercial superior ao de Lisboa, segundo a edição de ontem do Expresso. Aquele semanário, citando dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, revela que, no setor do comércio a retalho, os números mostram que, na cidade do Porto, no período entre janeiro e julho deste ano, foram constituídas 141 sociedades e encerraram 83. Ou seja, um ritmo médio de cinco aberturas por semana por cada três encerramentos.


Estes dados, justificados com a dinâmica atual que a cidade vive em matéria de eventos e turismo, contrastam com os de Lisboa, onde o número de encerramentos é superior ao da abertura de novos negócios. Segundo o Expresso, a capital perde uma loja por semana.


Segundo Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto (ACP), citado pelo Expresso, "a Praça dos Poveiros, que "tinha várias lojas desocupadas e muitas outras de diversos serviços, tornou-se um polo em termos de gastronomia". E os exemplos sucedem-se, alguns em ruas "muito peculiares", diz o presidente da ACP. É o caso da Rua Escura, junto à Sé, "há meia dúzia de anos era impensável imaginá-la direcionada para o comércio de turismo". Ou a zona do Túnel de Ceuta, que foi toda reconvertida".