Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Comemorações dos 220 anos do nascimento do rei D. Pedro IV encerram com colóquio e concerto
08-10-2018
A Rota Porto Liberal promove nesta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, um colóquio e concerto, iniciativas que encerram o programa da evocação dos 220 anos do nascimento de D. Pedro IV de Portugal.

O colóquio, que simbolicamente começa no dia do nascimento do rei, em 1798, irá decorrer no Auditório D. Pedro IV, no Palacete Araújo Porto, e aborda diversos temas relacionadas com o liberalismo, no qual o Porto teve especial protagonismo histórico. Durante dois dias, vários especialistas irão propor a debate temáticas como: A Europa e 1820; Pronúncios do liberalismo na atitude intelectual do Cardeal Saraiva; D. Pedro IV visto pelos seus contemporâneos; Cerco do Porto - implicações na sociedade portuense; D. Pedro de Bragança: o homem, o político liberal e a obra que deixou, entre outras.

O concerto, marcado para as 21,30 horas do serão de sexta-feira, na Igreja da Lapa, estará a cargo do Coro Polifónico da Lapa, Coro da Escola Superior de Educação, Banda do Exército -DestPorto e organista Filipe Veríssimo, sob a direção do maestro Tenente da Banda do Exército - Porto, Artur Cardoso.

Recorde-se que o programa destas comemorações foi formalmente lançado em junho passado, fruto do esforço conjunto de várias instituições da cidade - Irmandade da Lapa, Câmara do Porto, Exército, Santa Casa da Misericórdia, Direção Regional de Cultura e o Museu Soares dos Reis - e tem dinamizado, ao longo destes meses, um conjunto de iniciativas que visam recordar o "Rei-Soldado", defensor do liberalismo e que deixou o seu coração em testamento ao Porto.

Desde junho que o programa recordou pela cidade os valores defendidos e inculcados no Porto por ação de D. Pedro IV e, entre outras iniciativas, incluiu um concerto a 7 de julho (assinalando chegada da esquadra liberal às águas portuenses e véspera da data do desembarque no Mindelo) e exéquias em memória do monarca na Igreja da Lapa, a 24 de setembro (data do seu falecimento, em 1834).


+Info: COLÓQUIO PORTO LIBERAL - Inscrições

Evocação dos 220 anos do nascimento de D. Pedro IV de Portugal

Data: 12 de Outubro (6ª-feira), 09h00 às 18h00
13 de Outubro (sábado), 09h00 às 12h00
Local: Auditório D. Pedro IV, Palacete Araújo Porto
Rua Joaquim de Vasconcelos, 79 4050-311 Porto

CONCERTO EVOCATIVO - Folha de Sala

Data: 12 de Outubro (6ª-feira), às 21h30
Local: Igreja da Lapa

Saiba mais sobre a Rota Porto Liberal, aqui.