Sociedade

Começou a Semana de Magalhães e há uma "garrafa mensageira" a fazer escala nas escolas

  • Notícia

    Notícia

Assinalar as comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e dar a conhecer aos mais novos quem foi este navegador são os objetivos da Semana de Magalhães, que começou hoje a animar as escolas do Porto.

À semelhança dos restantes municípios, esta iniciativa tem como fio condutor a Rota de Magalhães e faz de cada escola participante uma cidade/ponto onde o navegador fez escala. A passagem por cada escola tem como ligação um objeto - "a garrafa mensageira" - inspirado na mensagem de garrafa atirada ao mar.

O programa foi aberto nesta manhã na Escola Artística Soares dos Reis pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, e a "garrafa mensageira" começou assim a circular pelos estabelecimentos de ensino envolvidos para acolher um testemunho (em formato de papel - mensagem escrita, desenho, fotografia ou outro suporte) e dar início às atividades. Tal permite estimular o intercâmbio entre as escolas durante a Semana de Magalhães, que termina na próxima sexta-feira com a entrega da "garrafa mensageira" ao presidente da Estrutura de Missão / Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, José Marques.

O envolvimento ativo das escolas e agrupamentos de escolas da cidade começou a ser trabalhado com a preparação das atividades já durante o 3.º período do ano letivo anterior.

Neste primeiro dia da Semana de Magalhães, a Escola Artística Soares dos Reis/Sanlúcar de Barrameda abriu uma exposição das garrafas mensageiras e testemunhos produzidos pelos alunos, tendo a garrafa com a mensagem (esfera armilar e peça de ourivesaria) sido depois transportada pelos estudantes até à primeira escala, a EBS Aurélia de Sousa, que representa as Canárias.

Sendo que em todas as escalas há momentos culturais envolvendo os alunos, a "garrafa mensageira" seguiria ainda hoje para a AE Eugénio de Andrade/Canárias. Durante os próximos dias, vai passar pelas EBS Filipa de Vilhena//Ilhas de Cabo Verde, EB Irene Lisboa/Baía de Santa Lúcia, EBS Carolina Michaelis/Baía de Santa Lúcia, EB Torrinha/Rio de Solis (Rio da Prata), Conservatório de Música do Porto/Filipinas, EB Gomes Teixeira/Cabo Desejado - Estreito de Magalhães, AE Leonardo Coimbra/Ilhas de Cabo Verde, AE Viso (EB Campinas, EB Viso e EB Correios)/Ilhas dos Tubarões, AE Pêro Vaz de Caminha/Ilha de San Pablo, AE Cerco do Porto/Ilhas Marianas e EB Fernão de Magalhães/Filipinas, onde será entregue por um professor representando a figura de Fernão de Magalhães.

+info: www.magalhaes500.pt