Turismo

Comboio histórico volta a ligar o Porto aos socalcos do Douro vinhateiro

  • Notícia

    Notícia

#DR_comboio_historico_miradouro.jpg

Voltou a ser possível apreciar as paisagens do Douro vinhateiro, a partir do interior de um comboio histórico: o MiraDouro regressou aos carris para assegurar as ligações entre o Porto e o Pocinho, proporcionando uma incursão por um percurso de invulgar beleza e, em simultâneo, uma viagem no tempo.

As suas carruagens, pintadas de vermelho e branco, transportam os viajantes para outros tempos: foram produzidas na década de 40, e são as mesmas que asseguraram o serviço de transporte na Linha do Douro, entre 1949 e 1977. A viagem Douro acima, pelos socalcos de vinha, será apreciada de mais perto por quem escolher o MiraDouro. Este comboio conta com "um grande espaço interior", assim como "janelas amplas e panorâmicas", informou a CP numa nota de imprensa.

O MiraDouro voltou a circular no dia 12 de julho, assegurando diariamente todas as ligações inter-regionais entre a cidade Invicta e a típica Vila Nova de Foz Côa.

A circulação deste comboio histórico tinha sido descontinuada em 2019, dois anos após ter iniciado as viagens, com a CP a alegar na altura a falta de rentabilidade deste serviço. Regressa agora e é mais um motivo de atração para quem escolher passar as suas férias na região do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Com o objetivo de promover o Porto, o Douro, Minho e Trás-os-Montes enquanto destinos turísticos, o TPNP e a Associação de Turismo do Porto lançaram este mês a campanha "O Norte está lá em cima", dirigida numa primeira fase ao mercado nacional. Contempla um portal próprio que permite aos visitantes obter sugestões personalizadas consoante o tipo de experiência pretendido, assim como fazer reservas.