Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Comando Territorial do Porto da GNR comemora hoje o seu IX aniversário
12-10-2017
O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana comemora hoje o seu IX aniversário e o Dia da Unidade, no Quartel do Carmo.

A data foi assinalada com uma cerimónia, durante a tarde, na qual participou o presidente da Câmara, Rui Moreira, e o comandante do Comando Territorial, coronel de infantaria Victor Mesquita Fernandes, sendo presidida pelo comandante do Comando Operacional da GNR, major-general Rui Manuel Carlos Clero. A sessão foi ainda oportunidade para atribuir condecorações a diversos militares e civis.

Sediado no antigo Convento dos Carmelitas Descalços, o Comando Territorial do Porto da GNR é composto por seis Destacamentos Territoriais, dois Destacamentos de Trânsito, um Destacamento de Intervenção, 31 Postos Territoriais, um Posto de Trânsito e um Posto Fiscal.
Além das Subunidades e Órgãos do Comando Territorial, estão também sediados no Quartel do Carmo um Destacamento de Ação de Conjunto da Unidade Nacional de Trânsito, um Centro de Apoio de Área, um Órgão de Apoio de Área, a Banda de Marcial do Porto e o Centro Clínico do Porto. 

O Comando Territorial do Porto é responsável pelo policiamento de uma área de cerca de 2.000 km2, onde residem cerca de um milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 8,5% do total da população portuguesa. A sua ação de patrulhamento estende-se por 14 cidades em 18 concelhos, sendo o efetivo disponível de cerca 1.450 elementos, entre militares e civis.