Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Colóquio aborda os desafios das escolas do século XXI
12-10-2016

"Os desafios das escolas do século XXI" foi o tema do terceiro colóquio internacional "Ler e Ser", promovido pela associação Ajudaris e que decorreu durante dois dias, 7 e 8 de outubro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.


Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, participou na sessão de abertura, que contou também com a presença da deputada Manuela Tendes e de Rosa Vilas Boas, presidente e fundadora da Ajudaris.


O colóquio abordou várias questões em torno da promoção da leitura e da escrita, do papel da inovação nesta área e da relação de proximidade entre a escola e a empresa. Foi também enaltecido o esforço concertado de diferentes entidades da comunidade escolar que, através do trabalho em parceira, contribui para o sucesso escolar dos alunos.


Vários profissionais falaram da sua experiência, sendo que, a este propósito, foi destacado o programa municipal "O Porto a ler", que conta já com 10 anos no "terreno escolar" da cidade.


Tendo-se enunciado apenas algumas das muitas atividades que "O Porto a ler" já levou a cabo, foi apresentado de forma mais específica a mais recente criação no âmbito do programa, o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura - CiiL, formado em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Politécnico do Porto.


O Ciil, com um ano de atividade, pretende ser um verdadeiro meio de desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e no combate às dificuldades da aprendizagem da leitura.


Notícia Relacionada: Ciil ajudou 250 crianças na aprendizagem da leitura