Educação

Coliseu é o palco da escola do Porto durante três dias

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 9 mil crianças vão passar pelo palco do Coliseu Porto Ageas até este sábado, numa grande mostra das diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os alunos das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública do Porto estão a apresentar diversas performances, desde dança, música, teatro, cinema, num espetáculo onde são protagonistas e em que as famílias e comunidade educativa são convidadas a assistir.

"A Câmara Municipal, embora não tenha responsabilidades diretas na vertente curricular, tem aqui um investimento muito forte na componente financeira, com a disponibilização de recursos no âmbito do programa Porto de Crianças e das atividades de enriquecimento curricular", referiu Fernando Paulo, vereador da Educação da Câmara do Porto, que nesta manhã de sexta-feira esteve a assistir ao espetáculo.

Durante os três dias de festa, todos os Agrupamentos de Escolas da cidade e o Conservatório de Música do Porto, que participam nos Programas Municipais Porto de Crianças e Porto de Atividades, estão representados.

"O objetivo destes programas, para além do reforço das competências pedagógicas e curriculares, é possibilitar que todas as crianças, independentemente da condição económica, possam ter acesso a atividades culturais, científicas, desportivas e também despertar e consciencializar para a cidadania", sublinhou Fernando Paulo.

O que é o Porto de Crianças e o Porto de Atividades

O programa Porto de Crianças reforça áreas curriculares como a educação artística e científica e a formação para a cidadania, através do recurso a estratégias pedagógicas diferenciadas, articuladas com o currículo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Destacam-se algumas atividades como filosofia, ioga, dança, cinema de animação, escultura, pintura, teatro, oficinas de som e coro, ciências da vida e da saúde e o projeto Políticos por Um Dia. A estruturação das atividades e a sua implementação envolve vários parceiros educativos: museus, instituições ligadas ao teatro, à música, à dança, ao cinema, ao património e à ciência.

Já o programa municipal de enriquecimento curricular Porto de Atividades contempla a organização e a implementação de atividades de incentivo ao enriquecimento curricular dos alunos, junto de estabelecimentos de ensino público do 1.º ciclo do ensino básico do concelho. Tem como principal objetivo a promoção de uma oferta gratuita de atividades diversificadas de apoio às escolas, às famílias e aos alunos nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico e de ligação da escola com a comunidade.