Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Coliseu celebra com música os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães
23-09-2019
O Coliseu Porto Ageas organiza no próximo sábado, 28 de setembro, uma viagem musical em celebração dos 500 anos da primeira volta ao Mundo, iniciada por Fernão de Magalhães precisamente em setembro de 1519.

A viagem consiste num concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e tem como derradeiro destino o Continente Americano. Não aquele que Fernão de Magalhães viu no século XVI, mas sim a Nova Iorque de 1892, para onde emigrou o compositor Antonín Dvorák e cuja viagem o inspirou a criar a "Sinfonia do Novo Mundo". Um hino à descoberta de novos mundos e culturas.



Na primeira parte, a Orquestra visita o génio do compositor espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), que ficou praticamente cego com apenas 4 anos mas diria mais tarde, sem amargura, ter sido essa tragédia pessoal que o levara a seguir uma carreira musical. O ponto alto dessa carreira foi o "Concerto de Aranjuez", um das mais populares obras da música clássica em todo o mundo, inspirada num passeio idílico de Rodrigo pelos jardins do Palácio Real de Aranjuez e que será agora escutada no Coliseu Porto Ageas. Na guitarra, estará o solista portuense João Diogo Leitão, vencedor do Prémio Jovens Músicos.

Também será interpretada uma das últimas criações de Joaquín Rodrigo, "Palillos y panderetas", onde baquetas e pandeiretas nos transportam até às margens do Rio Manzanares, que atravessa Madrid.

Foi precisamente de território espanhol que Fernão de Magalhães partiu, a 20 de setembro de 1519, para uma viagem marítima que acabaria por provar que a Terra é redonda. Acompanhado por 260 homens e uma frota de cinco navios, morreria em 1521 em combate nas Filipinas, sem nunca saber que a sua odisseia modificaria para sempre o conhecimento científico e cultural do nosso planeta. E é esse feito histórico e científico que se celebra no próximo sábado, com o Maestro Pedro Amaral ao leme de mais um grande concerto no Coliseu.

Bilhetes entre os 17,50€ e os 25€, à venda no Coliseu, Ticketline e locais habituais.