Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Coletivo russo Vasya Run estreia-se em Portugal com performance na BoCA
21-03-2019
O coletivo russo Vasya Run apresenta-se pela primeira vez em Portugal no próximo domingo, 24 de março, levando ao Palácio dos Correios, na Baixa do Porto, a performance "If you want to continue", comissariada pela BoCA - Biennial of Contemporary Arts em coprodução com o teatro Kampnagel de Hamburgo.

Apresentada a partir das 21 horas, a nova criação do coletivo desdobra-se entre o tempo presente e o tempo futuro e apresenta como conceito principal a figura do herói.

O espetáculo resultou de um processo de criação composto por ensaios, pesquisas de movimento, trabalhos de grupo e práticas espirituais baseadas no método de autoconhecimento e autotransformação "Quarto Caminho", de George Gurdjieff.

O coletivo Vasya Run foi criado em 2014 e é composto por jovens do sexo masculino, com idades entre os 16 e 27 anos, residentes na periferia de Moscovo. Tem desenvolvido um trabalho que cruza influências e combina arte contemporânea, teatro, subculturas de rua e rituais de emancipação espiritual, marcado por um espírito de contestação e provocação que pretende abalar o sistema.

Tendo partido da transposição de um texto do graffiter russo Vasya, em que este relatava a sua experiência como condenado por vandalismo em Paris, o projeto extravasa os limites da reflexão artística através de uma "juventude inconformada, desobediente, que recusa a invisibilidade e marginalidade das subculturas urbanas e exige ser ouvida e vivida".

A BoCA está a decorrer nas cidades do Porto, Braga e Lisboa entre 15 de março e 30 de abril, contando com o apoio da Câmara do Porto.
Toda a informação sobre a programação deste ano pode ser consultada AQUI.