Cultura

Colégio Alemão abre o seu observatório astronómico às conversas sobre o património do Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_Observatorio_colegio_alemao.jpg

A sessão do programa "Um Objeto e seus Discursos por Semana" deste sábado realiza-se no Colégio Alemão do Porto, às 18 horas, e vai focar-se no observatório astronómico ali instalado, bem como sobre as vertentes académica e científica da sua utilização.

O observatório, cuja cúpula com quatro metros de raio é visível do exterior, constitui também uma nota arquitetónica de relevo no "novo" edifício da escola, construído entre 1959 e 1961, e está dotado de um telescópio de espelhos do tipo Newton, uma câmara fotográfica astral e outros equipamentos de astronomia, que foram oferecidos pelo Dr. Heinz Adler, advogado e político alemão do século XX.

Entre os convidados para a conversa estão Alexander Ayas, físico, professor de Matemática, Física, Ciências Naturais e Astronomia no colégio, além de responsável por vários projetos de astronomia e astrofísica, e Mónica Reis, diretora portuguesa da instituição, sua vice-diretora e ex-aluna.

A sessão constituirá também um momento para se descobrir mais sobre a presença da comunidade e cultura alemãs no Porto através do olhar de um dos seus membros mais ativos, Winfried Benkert, ex-presidente do colégio e ex-diretor da Associação Comercial do Porto, presidindo ao Conselho da Comunidade Católica Alemã no Porto desde 1989.

Entretanto, a perspetiva sobre a mais-valia que o observatório constitui para a cidade do Porto será enriquecida com a participação de Elena Kullmann, estudante do 10.º ano no Colégio Alemão e coordenadora do Grupo de Astronomia.

A programação do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está toda aqui.