Cultura

Coleção municipal de arte vai integrar 12 novas obras via projeto Aquisições

  • Notícia

    Notícia

A Coleção Municipal de Arte vai ser incrementada com 12 novas obras de arte contemporânea, compradas a seis galerias da cidade, no âmbito do projeto "Aquisições".

Por sugestão do comité de seleção, composto por Fátima Lambert, Paula Parente Pinto e Nuno de Campos, serão adquiridas obras dos artistas Adelina Lopes (Galeria Pedro Oliveira), Ana Vidigal (Galeria Fernando Santos), António Olaio (Kubikgallery), David Correia Gonçalves (Galeria Lehmann + Silva), Flávia Vieira (Kubikgallery), Hernâni Reis Baptista (Kubikgallery), Isabel Carvalho (Galeria Quadrado Azul), Manuela dos Campos (Galeria Lehmann + Silva), Maria José Oliveira (Galeria Fernando Santos), Maria Trabulo (Galeria Presença) e Patrícia Almeida (Galeria Pedro Oliveira).

O projeto integra a plataforma Pláka, coordenado pela empresa municipal Ágora, e tem vindo a fazer crescer a Coleção Municipal de Arte desde 2018, com os objetivos de dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da compra regular de obras apresentadas em exposições realizadas em galerias de arte da cidade. Em 2020, o projeto foi também complementado com um novo orçamento de 35 mil euros, destinado à compra direta a artistas e coletivos de artistas sediados na cidade do Porto, cujos resultados serão anunciados brevemente.

Nos últimos dois anos, a Coleção Municipal de Arte ganhou mais expressão, com um total de 28 novas obras de arte - 12 em 2018 e 16 em 2019 - adquiridas a várias galerias de arte da cidade.

Todas as obras adquiridas ao abrigo do programa podem ser consultadas no site da plataforma Pláka.