Política

Clube de Criativos põe Lisboa a ver a marca Porto.

  • Notícia

    Notícia

sem_medos.jpg

O processo de criação e implementação da marca "Porto." é tema de uma conferência organizada no âmbito do XXI Festival do Clube de Criativos de Portugal. Eduardo Aires, designer que concebeu a marca da cidade, e Nuno Nogueira Santos, chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto, são os oradores convidados da sessão, que terá lugar no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, com início às 17,20 horas desta sexta-feira, dia 17 de maio.

A multipremiada marca "Porto.", criada em setembro de 2014 pelo Município, trouxe com ela uma nova abordagem à forma de comunicar a cidade. Com esta identidade visual, a Invicta projetou a sua imagem internacional e granjeou investimento externo.

É sobre este trabalho de branding integrado, que tem sido case study em todo o mundo, que Eduardo Aires e Nuno Nogueira Santos falam nesta sexta-feira no âmbito da VII Semana Criativa de Lisboa. A conversa vai abordar todo o processo de desenvolvimento da marca, sob o ponto de vista da direção criativa (Studio Eduardo Aires) e do cliente (Câmara Municipal do Porto).

Aquando da apresentação da criação da marca "Porto.", a 29 de setembro de 2014, o Município lançou um livro com textos do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de Nuno Nogueira Santos e de Eduardo Aires, onde fica demonstrada a versatilidade da marca, adaptável a diferentes contextos e linguagens do universo municipal, mas sempre coerente.

Desde então, a marca já foi analisada em diversos fóruns mundiais, merecendo várias distinções, como o Graphis (em Nova Iorque); um prémio na 5ª Bienal Iberoamericana de Design (BID), em Madrid; um lápis da D&AD Awards arrecadado em Londres; dois troféus no European Design Awards, em Istambul, onde o "Porto." ganhou o ouro na categoria "Branding Implementation" e o prémio do júri "Best of the Show"; a distinção de "marca do ano" nos Prémios Brandemia, um das mais conceituadas competições do mercado latino-americano, entre outros, sendo ainda tema recorrente em diversos artigos na imprensa nacional e internacional (generalista e especializada).

Recentemente, a cidade também se promoveu no Médio Oriente através da sua marca, que foi destaque na Design Muscat, a primeira grande conferência de design do Golfo Pérsico.

"Sem Medos" é o tema do XXI Festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que se realiza de 15 a 19 de maio, integrada na VII Semana Criativa de Lisboa.

No ciclo de quatro conversas em que participam Eduardo Aires e Nuno Nogueira Santos, a organização refere que se trata de uma "oportunidade para ouvir bons exemplos de coragem na criatividade nacional".

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informação no website do XXI Festival CCP.