Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

ClimateLaunchpad: UPTEC vai premiar as melhores ideias para o ambiente
29-03-2017

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), promovem em Portugal o ClimateLaunchpad, um programa da União Europeia, presente em 35 países, para apoiar ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente.


No ano passado, a iniciativa recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros. Tallin, na Estónia, foi o palco da final internacional, que juntou 87 equipas concorrentes e premiou as dez melhores ideias.


Os prémios para as melhores ideias superam os 15 mil euros, com o vencedor da final internacional do ClimateLaunchpad a receber 10 mil euros.


Todos os projetos selecionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad.


Para concorrer, basta ter uma ideia de negócio relacionada com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial, entre outras.


Por participar, os candidatos terão também a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.


Em Portugal, a competição teve a sua estreia em 2016, pela mão da UPTEC e da SPI. A rede de parceiros do programa integrou entidades como a EDP, a Câmara do Porto, a Microsoft e a Lipor.


A final nacional do ClimateLaunchpad 2017 terá lugar a 22 de junho no UPTEC. Já a final internacional decorrerá, este ano, em Chipre, a 17 e 18 de outubro. As candidaturas estão abertas até ao dia 7 de maio.