Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Circolando e Cultura em Expansão fazem renascer amanhã o Espírito do Lugar
14-09-2017

O ciclo de trabalho de longa duração Espírito do Lugar está de volta, pelas mãos da companhia Circolando e do programa municipal Cultura em Expansão, a partir desta sexta-feira.


A zona das Fontainhas recebe, entre sexta-feira e domingo, o espetáculo/percurso Espírito do Lugar 3.0, a partir das 18 horas e com início na Alameda das Fontainhas (junto ao fontanário).

 

No seguimento das edições anteriores, o repto lançado por esta coprodução da Circolando com a Câmara do Porto é de caminhar à descoberta de uma outra cidade. Os espaços invisíveis, deslocados, periféricos no interior da cidade são os que fundamentalmente são procurados com o Espírito do Lugar, que tem uma duração aproximada de 150 minutos.

 

Para tal, é traçado um percurso num território diferente da cidade e proposta uma visão singular sobre o lugar. Em cada espaço é valorizada a sua dimensão existencial. A mistura de discursos, memórias, sensações, vivências. A multiplicidade de camadas, a pluralidade de durações.


As apresentações têm lugar in situ e todo o processo conta com a proximidade e colaboração dos habitantes locais.

 

Centrado nas Fontainhas, esse grande miradouro suspenso entre vários tempos, o Espírito do Lugar 3.0 vai abranger a Praça da Alegria, Rua de S. Vítor, Carquejeiras, Passeio das Fontainhas, as novas referências para olhar uma encosta de desnível acentuado.


A sua história conta-se com todos os sentidos, especialmente os mais arcaicos: o tato, o cheiro, o paladar. A forte carga sensual do santo e do poeta que encontraram aqui residência é certamente disso reflexo. De pele e de sangue faz-se também essa forma muito comunitária de habitar que aqui encontra o máximo da concentração.


O espetáculo/percurso tem lotação limitada, obedecendo a reserva.


ESPÍRITO DO LUGAR 3.0

Fontainhas | 15, 16 e 17 de setembro, às 18 horas

Informações e reservas: c.santos@circolando.com


Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo

Cocriação e interpretação: Costanza Givone, Daniela Cruz e Ángela Diaz Quintela, Gil Mac e Cláudio Vidal, Joana Carvalho, João Melo, Paulo Mota

Cocriação e vídeo: Gonçalo Mota com a participação especial de Francisco Correia (BODE)

Produção: Ana Carvalhosa (direção) e Cláudia Santos

Luz e técnica: João Abreu

Apoio vídeo e técnica: Vitor Costa

Apoio espaços: Rodrigo Queirós

Coprodução: Circolando e Câmara do Porto / Cultura em Expansão