Cultura

Cinema Insuflável 2018 despediu-se nas escolas básicas do Viso e São Tomé

  • Notícia

    Notícia

#DinisSantos_Cinema_Insuflavel_Aldoar_02.jpg

Dinis Santos

Foi com um périplo por vários estabelecimentos de ensino que terminou, esta semana, o ciclo de Cinema Insuflável que o Cultura em Expansão levou a paixão pela 7.ª Arte ao público jovem.

Ao longo de 2018, o programa municipal levou este projeto a diversos locais públicos da cidade, como jardins, praças e parques, em resultado de uma coprodução da Associação Cultural Figura Nacional com a Câmara do Porto.

De Miragaia ao Terreiro da Sé e do Bairro da Pasteleira ao Bairro de Aldoar, entre muitos outros locais, foram várias as sessões, de entrada livre e especialmente concebidas para diferentes faixas etárias, que permitiram o acesso ao mundo do cinema sob diferentes perspetivas. Decorreram num espaço insuflado original, da autoria de Sérgio Marques, equipado com cadeiras de cineteatro verdadeiras.

Além das sessões públicas, abertas a toda a comunidade, o Cinema Insuflável realizou também um conjunto de sessões nos recreios de várias escolas, sendo que as últimas decorreram, esta semana, na Escola EB1/JI Viso e na Escola EB1/JI de São Tomé.

Os numerosos filmes exibidos resultaram da colaboração com festivais, mostras e serviços educativos, nacionais e internacionais, tais como o National Film Board of Canada, El Meu Primer Festival de Cinema, o Curtas Vila do Conde, o Children's Film Festival of Seattle ou o IndieJúnior Allianz, entre outros parceiros de programação.