Educação

Cinco projetos de coesão social e de educação vão avançar após aprovação em reunião de Câmara

  • Notícia

    Notícia

#fib_judo_nuno_delgado_04.jpg

Filipa Brito

Uma mão cheia de propostas para a ativação de projetos na área da coesão social foi aprovada por unanimidade, na reunião privada de Executivo Municipal realizada na manhã desta segunda-feira. Os programas são dirigidos essencialmente a grupos mais vulneráveis e englobam aulas de música e de judo para crianças e jovens, um projeto de promoção de saúde oral nas escolas e apoios à Associação de Ludotecas do Porto e à Associação U.Dream Portugal. O apoio financeiro do Município ascende, na globalidade, aos 339 mil euros, para projetos a três anos.

O Executivo Municipal votou hoje cinco projetos das áreas da coesão social e da educação visando grupos especialmente vulneráveis ou em risco, mas também dirigidos a camadas da população mais jovens, com o intuito de promover a expansão da prática artística e desportiva e o desenvolvimento de competências interpessoais transversais.

O primeiro diz respeito ao projeto "Music`All", que será implementado pelo Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). A iniciativa "pretende desenvolver e incrementar atividades para os alunos que integram a Orquestra Juvenil da Bonjóia, com o objetivo principal de "prevenir o abandono escolar precoce, aumentar os níveis de sucesso escolar e a integração social", pode ler-se na proposta subscrita pelo vereador Fernando Paulo, responsável pelo Pelouro da Habitação e Coesão Social e pelo Pelouro da Educação.

Esta instituição já é parceira do Município no projeto "Música para Todos", que integra atualmente cerca 120 alunos de escolas públicas e privadas da cidade, tendo sido precisamente neste âmbito que foi criada a Orquestra Juvenil da Bonjóia. Para a ativação do "Music`All", a autarquia vai investir cerca de 92 mil euros, até 2022.

Noutro âmbito, o Município vai dar continuidade ao projeto estabelecido com a Escola de Judo Nuno Delgado, instituição com quem tem vindo a colaborar desde o ano letivo 2015/2016. Sob o mote "Formar Campeões para a Vida", a iniciativa de inovação e empreendedorismo social, ao promover aulas de judo gratuitas, assume-se como uma verdadeira escola de formação a vários níveis, nomeadamente desportivo, pessoal, cívico e social. A comparticipação é de 90 mil euros para os próximos três anos.

O terceiro protocolo aprovado pelo Executivo Municipal refere-se à organização não governamental (ONG) Mundo a Sorrir, com o objetivo de promover a saúde oral junto das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. No terreno, o projeto "Aprender a Ser Saudável" assume-se como uma operação de capacitação que pretende promover a saúde oral e a alimentação saudável junto deste público-alvo. Para os três anos de implementação do projeto, o Município assume um encargo próximo dos 52 mil euros.

Do mesmo modo, foi aprovado o apoio financeiro à Associação de Ludotecas do Porto, no valor aproximado de 83 mil euros, durante os próximos três anos, que serão canalizados para a iniciativa de inovação e empreendedorismo social "ArteseContextos". Este projeto "tem por objetivo promover a educação artística como motor de aprendizagens e competências transversais ao desenvolvimento integral de alunos, de democratização do acesso às artes nas suas diferentes manifestações e de criação de novas pontes entre a cultura escolar e os seus diversos agentes", que são os próprios alunos, professores e respetivas famílias.

O quinto e último apoio, na ordem dos 22,5 mil euros, dirige-se à Associação U.Dream Portugal. Trata-se de uma comparticipação financeira que o Município assume como investidor social do projeto "U.Dream Portugal", que tem como objetivo educar os estudantes do ensino superior para o impacto social, "através de um programa de dois anos que se foca no desenvolvimento de competências pessoais e na sua direta envolvência na comunidade através do voluntariado", assinala a proposta hoje aprovada.