Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visitas culturais aos cemitérios
05-06-2015

A Câmara Municipal do Porto deu início ao X Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, com a visita noturna ao Cemitério de Agramonte, guiada por Francisco Queiroz historiador de arte. A visita contou com cerca de 120 participantes, entre os quais o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.


A visita iniciou-se na Capela do Cemitério, com pinturas de Silvestre Silvestri (1909), seguindo-se os túmulos do médico José Alves Moreira de Barros, falecido 1867, do comerciante e industrial Francisco Antunes de Brito Carneiro, projeto de Tomás Soller e modelos de Soares dos Reis, do brasileiro de torna-viagem Adriano da Costa Ramalho, o gigantesco jazigo-capela de José Pereira da Costa Cardoso, no Cemitério Privativo da Ordem do Carmo, obra de António Almeida da Costa, José Joaquim Teixeira Lopes (pai) e António Teixeira Lopes (filho), o jazigo com escultura do Anjo da Guarda, obra dos irmãos Oliveira Ferreira, o monumento às vítimas do incêndio no Teatro Baquet e da atriz Emília Eduarda, obra de Teixeira Lopes, entre outros.


No programa deste ano destaque para o aumento do número de visitas e, como vem sendo habitual, a colaboração da Venerável Irmandade Nossa Senhora da Lapa e da Igreja Anglicana de St James, na realização de visitas aos seus cemitérios, este domingo, dia 7, e dia 13 de junho respetivamente. O programa prossegue com a visita "Música no Prado do Repouso", no dia 21 de junho, conduzida pela historiadora de musica Ana Liberal. Durante o mês de setembro, as visitas serão dedicadas à figura de Emil Biel (1838-1915), no centenário da sua morte, com duas visitas complementares, no dia 12, "O Porto e os seus Fotógrafos" e no dia 19 "O Porto de Biel", ambas conduzidas pela especialista em historia da fotografia Maria do Carmo Serén.