Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cimeira sobre alterações climáticas reúne no Porto Barack Obama e outras personalidades mundiais
05-07-2018
É nesta sexta-feira que o Porto recebe a cimeira Climate Change Leadership, evento para debate das alterações climáticas que conta com a participação de dois Nobel da Paz, o ex-presidente norte-americano Barack Obama e Mohan Munasinghe, entre outras personalidades internacionais.

A conferência, que se realiza no Coliseu Porto Ageas e tem como parceira a Câmara do Porto, coloca a cidade no primeiro plano de um novo movimento global focado em apresentar soluções para questões relacionadas com as alterações climáticas. 
 
O programa começa com a introdução ao Protocolo do Porto, um acordo de compromisso entre empresas, que tem como objetivos a união de esforços e a criação de uma base de dados. O protocolo, que será assinado no encontro, não define metas mas estabelece um acordo princípios, permitindo dinamizar a partilha de casos de sucesso entre empresas que possam ser usadas e aplicadas por outras entidades. O Porto Protocol terá, nestes moldes, um website aberto a todos, com informação em permanente atualização.

Ainda da parte da manhã, o professor Mohan Munasinghe, Nobel da Paz em 2007, exporá as sugestões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), instituição da qual é ex-vice-presidente, bem como apresentará recentes descobertas neste campo. Logo a seguir, Irina Bokova, ex-diretora geral da UNESCO, vai descrever como estas mudanças estão a afetar o vale do Douro e o centro histórico do Porto, dois sítios Património Mundial, e o que pode ser feito para os proteger.

Depois do almoço, Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation (ALF), uma das entidades organizadores da cimeira, irá explicar como a "mitigação das alterações climáticas pode ser positiva para o desenvolvimento económico e o ambiente". O responsável espanhol - que já trabalhou nas campanhas de Barack Obama e de outros políticos norte-americanos, tais como Ted Kennedy, Bill Clinton e Al Gore - é descrito pela organização como "um dos líderes exponentes da economia verde".

Um dos oradores mais aguardados é o ex-presidente dos EUA e Nobel da Paz em 2009, Barack Obama, que abordará a importância de mitigar o problema.

O diretor-geral da The Fladgate Parternship e um dos responsáveis pela cimeira, Adrian Bridge, resume a importância desta iniciativa na agenda global ao alertar que "não há tempo para falar dos problemas", mas de "encontrar e implementar soluções". Em entrevista à Lusa, o também responsável pela empresa proprietária das caves de Vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Krohn explicou que a base do evento é "fazer mais amanhã do que fazemos hoje".
"Há muitas conferências a falar sobre os problemas, mas o nosso objetivo é [fazer perceber] que não há tempo para falar. Agora precisamos de encontrar e implementar soluções. Cabe-nos ajudar", apontou o empresário. 

Adrian Bridge disse ainda já estar agendado um próximo evento destinado à indústria do vinho, o Climate Change Leadership Conference - Solution for the Wine Industry, nos dias 6 e 7 de março de 2019, e revelou estar a pensar em fazer outra, em 2021, porque acredita que no Porto e em Portugal é possível "liderar o assunto mundialmente".

Devido à realização do encontro, que pelas individualidades que reúne exige medidas especiais de segurança, será necessário efetuar, nesta sexta-feira, alguns condicionamentos de trânsito, que poderá consultar aqui.