Sociedade

Cimeira internacional trouxe ao Porto o debate sobre o futuro inteligente

  • Notícia

    Notícia

Mais de 500 programadores, empresários, elementos de startups, decisores políticos e investidores participaram na FIWARE Global Summit, que ao longo de dois dias promoveu, no Palácio da Bolsa, o debate sobre o futuro inteligente nas cidades, na indústria e na agricultura. A iniciativa integrou a Semana Start & Scale, a decorrer até esta sexta-feira.

A implementação de soluções que envolvam a Internet das Coisas e Open Data, para o desenvolvimento das áreas definidas, juntou participantes de vários países. A abrir a conferência esteve o vice-presidente da Câmara do Porto, também responsável pelo pelouro da Inovação e Ambiente. "Porto Building Bridges for a Smart Future" foi o tema exposto por Filipe Araújo.  

Realizado pela FIWARE Foundation com a ScaleUp Porto., promotora da Semana Start & Scale, o evento refletiu, na terça e quarta-feira, as dinâmicas do FIWARE, uma plataforma aberta que facilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais através do uso de componentes tecnológicos standard, garantindo assim portabilidade e interoperabilidade das soluções desenvolvidas. Com esta abordagem aberta, a Europa caminha para o mercado único digital, gerando crescimento económico e novos empregos.

Inserida nesta Summit, o destaque na quarta-feira foi para a "Scaleup for Europe Conference - The City as a Market", que permitiu explorar a ligação das novas empresas de base tecnológica às cidades, numa perspetiva de mercado.

A semana que celebra e dá visibilidade global ao Porto do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia tem tido dias cheios, juntando agentes locais e participantes de diferentes partes do mundo.

Hoje, desde manhã cedo e até ao final da tarde, decorre no Palácio da Bolsa o Doing Business, evento que une startups e grandes organizações empresariais através da promoção de reuniões de negócios para exploração de possíveis sinergias. Conversas, workshops e encontros, para diversos temas que manifestam a importância do universo das scaleups, completam o dia, partilhado por diferentes locais.

A Start & Scale 2018 termina amanhã, 11 de maio, com várias iniciativas e a já habitual festa de encerramento. O networking, a partilha informal de conhecimento e os momentos de celebração são, de resto, aspetos sempre presentes numa iniciativa especial, que mostra o Porto de hoje a fazer o futuro.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Start & Scale é organizada pela ScaleUp Porto., estratégia para o desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia na cidade. 

Veja o programa AQUI.