Sociedade

CIIL ajudou 250 crianças na aprendizagem da leitura

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Cerca de 250
crianças, a frequentar o último ano do jardim-de-infância e os dois primeiros
anos do 1º Ciclo do Ensino Básico beneficiaram, no último ano letivo, do programa de intervenção
nas dificuldades de aprendizagem da leitura, desenvolvido pelo Centro de Investigação
e Intervenção na Leitura (CIIL). Os resultados foram
apresentados esta manhã, numa sessão pública que decorreu no átrio dos Paços do
Concelho.


Guilhermina
Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, com a pasta da Educação, recordou a
origem do CIIL, que nasceu no âmbito do programa municipal "O Porto a Ler", e
que, para além das intervenções diárias com as crianças nas escolas,
desenvolveu, ainda, "programas de formação dirigida a educadores e alunos do
ensino superior em áreas relacionadas".


O secretário
de Estado da Educação, João Costa, presente na sessão, sublinhou que "a Câmara
do Porto tem currículo nesta área", uma vez que coloca "os seus serviços de
forma facilitadora entre todos os atores", ajudando inclusive na "definição de
políticas".


Por sua vez,
a presidente do Instituto Politécnico do Porto salientou o papel da
intervenção na "autoestima das crianças". Rosário Gamboa deixou, ainda, uma palavra aos professores que
"sentem de uma forma muito emocional estes progressos".


No ano
letivo 2015/2016, o CIIL esteve presente em sete escolas da cidade, intervindo
de forma direta em quase 250 crianças do jardim-de-infância e do 1º ano do
Ensino Básico.


Os programas de intervenção foram desenhados pela equipa
técnica do centro, composta por profissionais das áreas da psicologia, terapia
da fala e do Ensino Básico do 1º Ciclo. Em relação ao programa direcionado ao
ciclo pré-escolar, não se ensina a ler nem a dizer o abecedário, a intervenção
é focalizada nos sons, promovendo e exercitando o desenvolvimento da linguagem
e da consciência fonológica, com especial ênfase na promoção da consciência
fonémica. Ao nível do programa de intervenção direcionado para o 1º ciclo, a
periodicidade da intervenção foi diária, tendo sido trabalhadas as relações
letra-som, a consciência fonémica e a descodificação, através de atividades com
caráter lúdico.