Educação

Cientistas explicam ao público temas da biologia do desenvolvimento

  • Notícia

    Notícia

#fib_i3S_23.jpg

Filipa Brito

Quer saber mais sobre células estaminais, regeneração de tecidos humanos ou o que é a biomecânica? Esta tarde, a partir das 16 horas, um conjunto de cientistas está disposto a responder a estas e outras perguntas sobre Biologia do Desenvolvimento na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A iniciativa é organizada pela Sociedade Portuguesa de Biologia do Desenvolvimento (SPBD) e quer aproximar os cientistas da sociedade civil. Começa com uma conversa informal com a cientista Sofia Araújo, da Universidade de Barcelona, seguida de "breves encontros" (speed dating) com mais de uma dezena de investigadores portugueses convidados, onde o público poderá fazer as perguntas diretamente aos investigadores.

A reunião junta as Sociedades Portuguesa, Espanhola e Francesa de Biologia do Desenvolvimento e conta com a colaboração do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3s). Estarão também presentes vários oradores internacionais de países como os Estados Unidos da América, Reino Unido e Dinamarca.

Durante o evento, que decorre até sábado, vão ser debatidos e discutidos vários temas como as células estaminais, o impacto do metabolismo na diferenciação dos embriões e a biomecânica, ou seja, como é que as forças físicas ditam o desenvolvimento embrionário.
Vai particpar uma Escola Secundária do Porto e uma turma de uma Universidade Sénior também da cidade. 

A Biologia do Desenvolvimento é a ciência que estuda todos os processos envolvidos no desenvolvimento de um ser, desde a fertilização até ao nascimento.