Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciência mistura-se com o público em bar da cidade
18-10-2017

Já imaginou ir a um bar para tomar um copo com os amigos e ficar a conhecer projetos de investigação científica? Esta é a proposta do Pinguim Café, um bar do Porto - situado na Rua de Belmonte, 65 - para o serão de 26 de outubro. A partir das 21,30 horas o estabelecimento acolhe o PubhD Porto, onde vão ser apresentados três projetos de investigação em áreas tão diferentes como o cancro, a microbiologia e os estudos literários.


O PubhD (pub de bar e PhD de doutoramento) é um movimento internacional de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham, na Grã-Bretanha (2014) e chegou ao Porto por iniciativa de três investigadores de instituições universitárias da cidade, Filipa Ribeiro, Nuno Francisco e Ricardo Ferraz, em janeiro de 2017. O objetivo é simples: dar voz à investigação dos jovens cientistas e divulgar, de forma criativa e informal, a investigação científica mais recente.


No dia 26 vão estar presentes três investigadores a trabalhar na cidade. Luísa Ferreira é doutoranda em Biologia Celular, no Instituto de Investigação em Saúde (i3S), e estuda processos celulares que poderão ter futuras implicações no uso de novas drogas modeladoras que visam travar a proliferação de células cancerígenas.


Lucinda Bessa, investigadora no Requimte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, trabalha num projeto de caracterização de bactérias resistentes aos antibióticos. A cientista pretende isolar bactérias de várias fontes (água, alimentos, superfícies, pessoas, animais) e caracterizá-las, com o objetivo de procurar novos antibióticos.


O terceiro orador pertence à área dos Estudos Literários. João Paulo Guimarães, investigador na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade de Turku, irá falar da forma como a poesia de autores vanguardistas de terceira idade faz repensar noções de inovação e envelhecimento.


O PubhD Porto tem uma frequência mensal, acontecendo sempre na última quinta-feira de cada mês, no Pinguim Café.

 

+Info: Facebook do evento