Sociedade

Ciência e arte à conversa no Museu de Anatomia

  • Notícia

    Notícia

#DR_ICBAS.jpg

DR

O Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (

ICBAS-UP), é o local da sessão deste sábado do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana, a partir das 18 horas, que parte de uma peça ali exposta para a conversa sobre a relação entre arte e ciência.

Através da generosa doação em vida do seu cadáver, os cidadãos têm contribuído de modo decisivo para a qualidade do ensino e da investigação em medicina. A peça anatómica protagonista desta sessão é resultado da preparação de um cadáver com vista a pôr em evidência a organização das artérias da metade superior do corpo humano, tendo como referência a estrutura óssea do tronco, cabeça e pescoço.

Esse objetivo foi alcançado através da injeção vascular do cadáver com resinas líquidas, sendo depois dissolvidos os componentes moles do cadáver. Ficou assim evidente a complexa arquitetura vascular do corpo humano, em particular das artérias carótidas e dos seus ramos.

Além da função pedagógica, há uma clara qualidade estética nestas peças de moldagem vascular, que tem sido explorada por estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto em exercícios de desenho e pintura.

Assim, a sessão deste sábado, de acesso gratuito mediante disponibilidade do espaço, conta com o anatomista Artur Águas, professor catedrático no ICBAS, a cirurgiã vascular Ivone Silva, investigadora e também docente no ICBAS, e o artista plástico Mário Bismarck, professor catedrático de Desenho da Faculdade de Belas Artes da U.Porto.
+info: Um Objeto e seus Discursos por Semana