Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciência chama à cidade jovens de todo o mundo
22-07-2017

O Porto é por estes dias a cidade anfitriã do 35.º Youth Science Meeting, um encontro anual que reúne jovens de todo o mundo. Promovido pela Associação Juvenil de Ciência, com o apoio da Câmara e da Universidade do Porto, traduz-se num fórum aberto à discussão da ciência, recetivo às ideias e projetos dos participantes. Pelo contributo de todos, mostra como se forma o futuro. Estes conceitos foram hoje realçados pelo presidente da autarquia, porque é também com eles que se faz a cidade.


Num breve discurso de boas-vindas a adolescentes de vários países, no Museu Soares dos Reis, Rui Moreira falou do Porto que atrai pela prioridade dada à Cultura e à Ciência, mas também pelo modo como se abre "a todas as culturas e visões do mundo, onde os jovens podem expressar as suas ideias".


"Acreditamos que uma cidade cujo futuro é projetado com uma visão ampla, sensível a diversas contribuições e origens científicas e culturais, estará melhor preparada para enfrentar os tempos que virão", realçou, assinalando que "de braços abertos, acolhemos as contribuições de todos, jovens e menos jovens, portugueses ou estrangeiros, moldando assim um Porto que desejamos que seja sólido na identidade e permeável na sua cultura".


Dirigindo-se a uma plateia com muitos jovens que ainda vão ingressar no ensino superior, o autarca chamou a atenção para a realidade da Universidade do Porto, a maior do país. "Como espaço de educação por excelência, tem provado ser, em todas as áreas do conhecimento, um aliado forte da cidade enquanto polo criador de soluções inovadoras ajustadas à realidade local, mas também com grande potencial de aplicação global".


Recorde-se que a Academia portuense tem-se afirmado como um espaço aberto a estudantes estrangeiros, considerados já no desenvolvimento da cidade e da região, tal como está identificado no Mapa de Talento Porto Norte que a Câmara lançou há dias.


O Young Science Meeting realiza-se anualmente numa cidade diferente. Nesta 35.ª edição, o programa de nove dias encerra actividades de caráter diverso, reflexões e debates sobre a Ciência.