Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Eurocities reuniram no Porto
13-05-2016

A Plataforma de Cooperação da rede EUROCITIES, organização que reúne as grandes cidades da Europa, esteve reunida no Porto, nos últimos dois dias. O encontro anual, que junta os responsáveis pela gestão dos assuntos europeu e da cooperação das diferentes cidades, decorreu nos Paços do Concelho e visou aumentar a partilha de informação e conhecimento mútuo. Para além disso, foi discutida a criação de projetos conjuntos que deem importância ao papel das cidades na definição e aplicação de políticas que melhorem a vida dos cidadãos.


O vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, abriu o evento, sublinhando a importância do evento para a cidade e para a rede EUROCITIES. A edição deste ano foi uma das maiores de sempre da Plataforma de Cooperação, com 125 participantes de quase 80 cidades.


Filipe Araújo referiu ainda alguns dos desafios e progressos que a Câmara do Porto tem vindo a viver, nomeadamente na área das Smart Cities e da Inovação.


Hoje, o Presidente da Câmara, Rui Moreira, esteve presente na sessão de encerramento da reunião da EUROCITIES, frisando a importância destes encontros não só para cidade, como num contexto europeu.   


O programa do evento incluiu, para além das sessões sobre cooperação e projetos conjuntos de cidades, trabalho e assuntos sociais, agenda urbana, visitas a algumas instituições e lugares da cidade do Porto que se têm destacado nas mais diversas áreas: Casa da Música, Serralves, Banco de Materiais, Centro Histórico e UPTEC.


A EUROCITIES tem mais de 200 cidades membro e o Porto pertence a esta rede desde 1990.