Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidades Educadoras
18-11-2014

De 12 e 16 de novembro, realizou-se, na cidade de Barcelona, o XIII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, sob o tema "Uma Cidade Educadora é uma Cidade que inclui" e que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego.


Durante a realização do Congresso, o Município do Porto foi eleito, por unanimidade, em sede de Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras para integrar o seu Comité Executivo (órgão de gestão, execução e representação da Associação).


Foram também apresentadas duas experiências de "boas práticas": "Porto de Futuro" e "Educação para o Conhecimento", experiências selecionadas, de entre muitas propostas, pela Direção do Congresso.


O Movimento das Cidades Educadoras nasceu em Barcelona em 1990, com o objetivo comum de trabalhar em projetos e atividades que melhorassem a qualidade de vida dos seus habitantes. O padrão de atuação foi expresso num documento estruturante designado: Carta das Cidades Educadoras.


Em 1994, foi formalizada a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que reúne atualmente 451 cidades de 37 países. O Município do Porto assinou a Carta das Cidades Educadoras em 1990 e integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 1997.