Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidades de expressão portuguesa reúnem-se esta terça-feira no Porto
30-05-2016

A Câmara Porto vai acolher amanhã a 32ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a exposição "Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade".


A reunião, que terá início às 9,30 horas e decorrerá na Sala D. Maria, nos Paços do Concelho, contando com a presença de várias individualidades que presidem a cidades e empresas associadas da UCCLA.


Luanda preside à Assembleia Geral da organização, competindo ao General Higino Carneiro - presidente da Comissão Administrativa de Luanda e Governador Provincial de Luanda - abrir os trabalhos.


Também amanhã, pelas 12,30 horas, será inaugurada a exposição "Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade", que decorrerá no átrio dos Paços do Concelho.


Esta exposição pretende dar a conhecer a história e a realidade vivida pelos estudantes universitários das ex-colónias portuguesas que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império. É uma mostra documental, com fotografias, publicações periódicas, livros, documentos oficiais, cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições.

A exposição já esteve patente nas cidades de Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e Mindelo (Cabo Verde). A exposição estará patente na cidade da Beira, em Moçambique, a partir do dia 9 de junho.


Além do Porto, estão presentes as seguintes cidades e empresas:


CIDADES

  • Angola - Belas, Benguela, Cazenga e Luanda;
  • Cabo Verde - Praia, Santa Catarina;
  • Guiné-Bissau - Bafatá, Bolama Bijagós e Cacheu;
  • Macau;
  • Moçambique - Maputo e Nampula;
  • Portugal - Almada, Angra do Heroísmo, Cascais, Covilhã, Guimarães, Lisboa e Porto;
  • São Tomé e Príncipe - Água Grande e Governo Regional do Príncipe;


EMPRESAS:

Águas de Portugal; Banco BIC; Banco BPC; Banco BPI; Bardaji, Honrado & Pinhel - Sociedade de Advogados; BDO; CEAL-Centro de Estudos e Administração Local; CGD; Cofaco; CRBA & Associados; EMEL; EMEP; Grupo Entreposto; Fundação Inatel; LUSA; Montepio Associação Mutualista; Parques do EDT; Sonangol; TAAG; TAP e Visabeira Global.