Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidades das Profissões no Porto
17-06-2015

A Assembleia Geral Anual do Réseau International Cités des Métiers, organizada pelo Município do Porto, através da Cidade das Profissões, teve lugar na cidade do Porto, nos dias 11 e 12 de junho. A delegação internacional foi recebida nos Paços do Concelho pelo vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro.


Na sessão de boas-vindas, o representante do Município do Porto referiu "o forte sentido de pertença da Cidade das Profissões do Porto ao Réseau International, pelos seus principais objetivos, os seus valores e a sua metodologia", reforçando também a importância do trabalho das várias Cidades das Profissões, espalhadas por diferentes países, face às novas exigências de um mercado de trabalho muito competitivo e em constante mutação.


A anteceder a Assembleia Geral Anual teve lugar, na Cidade das Profissões do Porto, um workshop onde foram discutidos temas chave, como o acesso ao financiamento europeu, o processo de profissionalização dos conselheiros, o processo de avaliação da intervenção, entre outras temáticas.


A Cidade das Profissões do Porto pertence ao Réseau International Cités des Métiers desde 2006 e em 2014 o Porto assumiu a presidência da rede. Trata-se de uma estrutura associativa que tem por missão promover a partilha de práticas e a emergência e desenvolvimento de projetos entre as diversas Cidades das Profissões e assegurar a representação destas estruturas junto de entidades nacionais e internacionais.


O Réseau Cités des Métiers é atualmente constituído por 39 cidades (França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça e Portugal) que se fizeram representar no Porto pelos titulares oficiais do Label Cité des Métiers e pelos diretores das respetivas Cidades das Profissões. O Porto é a única cidade portuguesa que tem uma estrutura detentora do Label Cité des Métiers.


A Cidade das Profissões é um espaço de informação e consultoria sobre a vida profissional e o mundo do trabalho, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que orienta a pessoa na concretização do seu projeto de vida e trabalho e na gestão dos desafios e transições profissionais que decorrem do atual mercado. Em outubro, esta estrutura completa nove anos de funcionamento.