Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

CidadeMais promove sustentabilidade ambiental em contexto urbano
07-07-2016

Começou hoje no Palácio de Cristal a terceira edição do CidadeMais, um evento que celebra o ambiente e a sustentabilidade em contexto urbano, organizado pela Câmara do Porto, em parceria com a daRaiz e a BioRumo.


Até domingo, serão mais de uma centena de atividades gratuitas e muitos intervenientes, entre conferências, uma praça empresarial, exclusivamente alimentada a energia solar, um "mercadeco", oficinas, conversas, aulas abertas e espetáculos.


Rui Moreira, que esta manhã esteve na abertura do evento, referiu que a questão da sustentabilidade é cada vez mais uma responsabilidade das cidades. "Mais de metade da população vive nas cidades e, portanto, tudo no ambiente no futuro vai depender muito das políticas de cidade e do comportamento dos cidadãos", afirmou o presidente da Câmara do Porto.


"A política não pode ser mais do que o indutor do comportamento dos cidadãos e este é um esforço importante por parte da Câmara no sentido de potenciar a sensibilização". O autarca sublinhou, ainda, o papel das empresas no desenvolvimento de soluções amigas do ambiente.


Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto explicou que a iniciativa visa "envolver todos os stakeholder's numa discussão sobre cidadania e sustentabilidade".


O responsável destaca o programa de conferências que vai abranger temas como "território sustentável, alterações climáticas, o impacto e papel das cidades no futuro do planeta, a questão da mobilidade em termos de sustentabilidade e termina com economia circular. "Temos um painel riquíssimo e a lógica é conduzir o Porto para que possa ser uma cidade Mais", referiu Filipe Araújo.


Durante 4 dias, serão mais de uma centena de atividades gratuitas e muitos intervenientes, entre conferências, uma praça empresarial, exclusivamente alimentada a energia solar, um "mercadeco", oficinas, conversas, aulas abertas e espetáculos.


A iniciativa pretende divulgar e promover a adoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através do encontro entre projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos. É um evento gratuito, que acarinha a cultura e que faz emergir e manifestar as melhores e mais inovadoras práticas sustentáveis.


Amanhã, sexta-feira, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, vai estar presente no encerramento das conferências.




+Info: www.cidademais.pt