Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidade vai ter espetáculos gratuitos de Norberto Lobo e Gustavo Ciríaco
30-09-2019
Um concerto de Norberto Lobo e uma performance de Gustavo Ciríaco são as propostas do Cultura em Expansão para o próximo fim de semana, na Pasteleira e em Campanhã.

A Associação da Pasteleira - Torres Vermelhas recebe um concerto de Norberto Lobo pelas 21,30 horas de sexta-feira, dia 4. O guitarrista acústico e elétrico é uma das figuras mais relevantes da música portuguesa contemporânea, desde há mais de uma década. Conta já com sete álbuns na sua discografia a título individual e tem vindo a transformar tanto o seu mundo e como o de quem o ouve e acompanha.

Na Pasteleira, Norberto Lobo apresentará um concerto em que as melodias mais auspiciosas e melancólicas são enriquecidas pela profundidade harmónica e riqueza da herança do samba e da bossa nova.

No dia seguinte, sábado, às 16,30 horas, o coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco apresenta "Onde o horizonte se move" no Bairro de São Vicente de Paulo. Trata-se de um espetáculo site-specific em torno do horizonte enquanto campo de ficção compartilhado, que procura responder à complexa fase de intensa reflexão, reescrita e reconfiguração global de populações e espaços urbanos em que vivemos.

Em Campanhã, Gustavo Ciríaco tem estado a trabalhar com um grupo de voluntários nesta criação, investindo na transformação gradual do horizonte através de pessoas que surgem e desaparecem, com ações plásticas que reconfiguram o campo de visão comum.

Ainda durante o mês de outubro, o Cultura em Expansão vai apresentar diversos espetáculos, nomeadamente: quatro apresentações de "Antiprincesas", de Cláudia Gaiolas, que dará a conhecer as histórias de Juana Azurduy, Frida Kahlo, Clarice Lispector e Violeta Parra; "Miroscópio", da Interferência, que resulta da residência artística desenvolvida em Miragaia; e "King Kong", um espetáculo entre a performance e a instalação que o Teatro do Frio levará ao Bairro da Pasteleira.

Veja a programação completa do Cultura em Expansão 2019, descarregando-a AQUI, e acompanhe a página oficial no Facebook.