Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidade vai homenagear a garrettiana Ofélia Paiva Monteiro com conferência do seu discípulo Carlos Reis
10-12-2019
A cidade do Porto vai homenagear a Professora Ofélia Paiva Monteiro (1935-2018) com um evento a realizar na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, às 18,30 horas, e o local escolhido foi a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG).

A ilustre especialista na obra de Garrett será evocada numa sessão de entrada livre, naquele espaço situado nos Jardins do Palácio de Cristal, que terá como orador principal o professor Carlos Reis, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e discípulo de Ofélia Paiva Monteiro.

Apenas no dia da homenagem, estarão patentes no átrio do auditório da BMAG os mais importantes trabalhos da homenageada, assim como algumas peças de interesse garrettiano existentes no Porto.

Ofélia Paiva Monteiro nasceu no Porto em 31 de outubro de 1935 e faleceu em 1 de setembro de 2018. Foi uma das mais brilhantes alunas do Liceu Carolina Michaëlis, licenciou-se em Filologia Românica (1958) em Coimbra e aí se doutorou (1972) com a tese "A Formação de Almeida Garrett. Experiência e criação". Considerada a maior especialista em Garrett, é autora de uma vasta bibliografia.