Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidade prepara-se para viver os jogos das finais da Liga das Nações em futebol
04-06-2019

A pouco mais de 24 horas do encontro Portugal-Suíça, que abre as meias-finais da Liga das Nações da UEFA, a cidade alia-se à Seleção Nacional e faz os preparativos para o grande acontecimento, que não vai limitar-se à zona do Estádio do Dragão.


A primeira edição da Fase final da UEFA Nations League é um torneio por eliminatória que conta com os quatro vencedores dos grupos da Liga A: Portugal (anfitrião do evento), a Inglaterra, a Suíça e a Holanda (veja AQUI os convocados de cada seleção).


A equipa das Quinas - os 23 convocados de Fernando Santos fizeram nesta manhã o seu último treino, no Estádio do Bessa - detém o título de Campeã da Europa e começa a defender a honra às 19,45 horas desta quarta-feira, 5 de junho. Mas a agitação tem início muito antes dessa meia-final e, além das imediações do Estádio do Dragão, estende-se também à Avenida dos Aliados e à zona do Parque Municipal da Alfândega: são esses os dois locais em que a festa terá maior vibração, por força da instalação de Fan Meeting Points, onde a animação é garantida e onde vão funcionar serviços de restauração logo a partir das 12 horas e até à meia-noite.


Com os bilhetes a vender a bom ritmo, a competição de topo no futebol europeu vai no dia seguinte até Guimarães para a outra meia-final, que opõe Holanda e Inglaterra a partir das 19,45 horas, mas a festa continua também no Porto com o acompanhamento da partida. Os Fan Meeting Points funcionarão igualmente do meio-dia até à meia-noite.


O mesmo acontece no Porto quando se desenrolar o encontro para apuramento do terceiro classificado da UEFA Nations League, que tem lugar pelas 14 horas de domingo em Guimarães. E o título é disputado também no domingo, na primeira final da Liga das Nações, que começa às 19,45 horas, no Estádio do Dragão.


Pontos de maior animação


A festa, entretanto, é feita ao longo de todos os jogos e não deixará de estender-se para além dos Fan Meeting Points, nomeadamente até às zonas de concentração dos adeptos antes e após as partidas: as Buffering Zones nos dias de jogos no Porto (4.ª feira dia 5 e domingo dia 9) funcionam na Praça de Francisco Sá Carneiro (Praça de Velázquez), Jardim de Paulo Vallada (Jardim das Pedras) e Parque da STCP em São Roque da Lameira, todas a partir das 12 horas.


Por tudo isso, e de modo a que a festa do futebol decorra da melhor maneira, foi preparado um Plano de Mobilidade para os dias 5 e 9 (quarta-feira e domingo), além de que é necessário estabelecer alguns condicionamentos à circulação de trânsito, os quais surgem associados a reforço de estacionamento e de serviços de transporte coletivo na  cidade.


Por exemplo, a Câmara do Porto fez um acordo com a empresa de estacionamento SABA para que, nos dias de jogo no Porto, os interessados possam deixar o automóvel no Parque de Estacionamento da Casa da Música pelo preço de 95 cêntimos por 12 horas, tomando o Metro para o Dragão.


A Metro do Porto, por seu lado, vai ter reforço da capacidade (número de veículos em circulação) em toda a rede, nos dias de jogo, enquanto a STCP procede à alteração de algumas das paragens na envolvente do Estádio do Dragão e na zona da Baixa da cidade, conforme informação disponibilizada pela empresa.