Sociedade

Cidade do Porto é palco para filme de Bollywood já a partir desta quarta-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_vista_porto.jpg

Porto.

O Porto e a Ponte Luís I recebem as filmagens de uma nova produção de Bollywood, a capital do cinema de origem indiana, durante esta quarta-feira e o feriado de quinta-feira.

Produzido pela empresa All Around the Globe - com sede em Lisboa mas fundada em Mumbai pelo indiano Dhimant Radia, que reside em Portugal há 17 anos - o filme tem o apoio da Câmara do Porto através da Porto Film Commission, cujo objetivo é precisamente o de proporcionar às produtoras de audiovisuais um conjunto de serviços que as motive a filmar na cidade. Nesse sentido, atua como interlocutor e facilitador junto dos vários serviços municipais, garantindo o acompanhamento do licenciamento, a instrução dos pedidos e esclarecimentos, e disponibilização de contactos e ligações com entidades externas ao Município e o apoio logístico às produções de audiovisuais.

O Centro Histórico e Património Mundial, que constituem imagem de marca do Porto, são assim novamente escolhidos como cenário da maior indústria de cinema do mundo, que ultrapassa a dimensão de Hollywood, emprega 2,5 milhões de pessoas e é responsável pela produção anual de quase 3 mil filmes que são vistos por mais de 4 mil milhões de espectadores.

Ainda sem nome conhecido, o novo filme tem envolvido várias equipas técnicas portuguesas e a gravação contempla outras zonas do país, estando a estreia mundial prevista para março de 2019.

Estes dois dias de filmagens no Porto vão, entretanto, implicar alguns condicionamentos do trânsito automóvel na zona envolvente da Ponte Luís I e também a circulação do Metro entre Porto e Gaia, a partir da manhã desta quarta-feira e até à tarde de quinta-feira (feriado).

No caso do Metro do Porto, a Linha Amarela (D) é afetada entre as 10 e as 12 horas de quarta-feira e entre as 6 e as 14 horas de quinta-feira, devendo os passageiros que viajam entre Porto e Gaia fazer transbordo na Estação de São Bento. Isto porque a circulação do Metro no tabuleiro superior da ponte será feita numa única via durante aqueles períodos.

Dado que as filmagens também serão feitas no tabuleiro inferior da Ponte Luís I e nas ruas circundantes, haverá igualmente alguns constrangimentos à circulação automóvel na zona da beira-rio, mas que serão apenas cortes temporários de trânsito entre as 10 e as 12 e entre as 15 e as 16 horas em ambos os dias.

Entretanto, recorde aqui as imagens de um filme de ação também com cenas na Zona Histórica do Porto, que Bollywood estreou há cerca de um ano: