Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cidade das Profissões intervém junto de pessoas em situação de sem-abrigo
05-04-2018

A Câmara do Porto, através da Cidade das Profissões, está a desenvolver um plano de capacitação de cidadãos em vulnerabilidade social. A intervenção visa o apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, sendo que a primeira ação é dirigida aos utentes do Centro de Acolhimento de Emergência, com o objetivo de proporcionar o contacto com estratégias de abordagem ao mercado de trabalho.


Visando a integração destas pessoas na vida ativa, a intervenção centra-se na informação sobre os programas de apoio à empregabilidade, tais como o "Contrato Emprego Inserção +", mas também na prática de competências básicas de apresentação pessoal e profissional perante um potencial empregador: cuidados a ter com a imagem, com a linguagem usada na abordagem às empresas e construção/entrega de cartões-de-visita que, de forma muito rápida, demonstrem ao potencial empregador que serviços pode a pessoa prestar à empresa.

O projeto foi desenhado em estreita parceria entre a Cidade das Profissões e a equipa multidisciplinar do Centro de Acolhimento de Emergência, a funcionar no antigo Hospital Joaquim Urbano, e contará com a colaboração do Gabinete de Inserção Profissional da Câmara do Porto.

Esta intervenção, com a duração de seis horas, reparte-se por três sessões, decorrendo uma delas nas instalações da Cidade das Profissões, na Rua das Flores. Posteriormente, os utentes do Centro de Acolhimento poderão continuar a contar com este apoio ao seu processo de (re)integração profissional.

Recorde-se que a Câmara do Porto tem definido um plano de apoio multidisciplinar às pessoas em situação de sem-abrigo. Neste âmbito, o antigo Hospital Joaquim Urbano tornou-se na casa de um projeto pioneiro de apoio a estes cidadãos, que abarca inclusive a realização de um plano de formações próprias, de teor eminentemente prático.
A experiência do Porto está a ser importante na elaboração da estratégia nacional para as pessoas sem-abrigo, promovida pela Presidência da República.