Sociedade

Cidade celebra em maio o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação

  • Notícia

    Notícia

#pf_festa start&scale.jpg

Aproxima-se a Semana Start&Scale 2018, a decorrer de 5 a 11 de maio. Ao longo de sete dias, o Porto é palco de um programa feito de iniciativas dedicadas à promoção do empreendedorismo, inovação e tecnologia com base na cidade.

Promovida no âmbito da iniciativa municipal ScaleUp Porto, o evento está de volta com propostas dirigidas aos mais variados públicos e que reforçam o papel da cidade como referência para o empreendedorismo, inovação e tecnologia, áreas estratégicas que colocam o Porto na liderança do movimento scaleup à escala nacional e internacional.

Numa agenda abrangente, haverá espaço para conferências, encontros, reuniões de negócios, visitas a empresas da região, atividades de rua, partilha e desenvolvimento de conhecimento e muito mais, numa celebração do ecossistema do Porto.

Nas duas edições anteriores da Semana Start & Scale foram promovidas 36 atividades, envolvendo mais de 3.500 pessoas.

Um hackathon, conferências e masterclasses

A semana inicia-se com a maratona digital Hack For Good 2018 (5 e 6 de maio), uma ação da Fundação Calouste Gulbenkian que desafia a sociedade a ser parte integrante de um movimento de desenvolvimento de soluções tecnológicas para benefício social.

A 8 e 9 de maio, a conferência FIWARE Global Summit reunirá programadores, empresários, decisores políticos e investidores para partilha de pontos de vista sobre a utilização de Internet of Things (a internet das coisas) e Open Data (dados abertos) na construção de um futuro mais inteligente na temática das cidades, da indústria e da agricultura. Dentro do tema dos dados, a conferência "Problem solving with Data Science" irá abordar a realidade dos "data scientists" e o facto de serem a nova geração de profissionais que resolvem os problemas das organizações através do seu conhecimento combinado de estatísticas, tecnologia e contexto.

O último dia do programa (11 de maio) é dedicado a duas masterclasses. "Defense-in-depth techniques for modern web applications and Google's journey with CSP" apela a que os convidados apresentem novas e promissoras técnicas de defesa para proteger as aplicações web mais recentes de antigas e novas classes de bugs. A masterclass "Rewarding Talent" debaterá a questão da criação e organização de equipas.

Encontros, reuniões, celebrações e workshops

Outros encontros tomarão lugar, como é o caso do evento "Scale Me Up! With Filipe Araújo" (9 de maio), onde o vice-presidente da Câmara do Porto, e vereador responsável pela Inovação, conversará sobre o ecossistema da cidade com fundadores de empresas tecnológicas, para uma construção conjunta com base na visão de todos os intervenientes.

Já ao longo do dia 10 de maio serão promovidas dezenas de reuniões de negócios entre startups e grandes empresas para explorar sinergias sob a iniciativa Doing Business.

Muitas outras atividades terão lugar durante a semana, sendo que toda a informação pode ser consultada no website do ScaleUp Porto.