Sociedade

Cidade celebra a chegada do Natal com uma grande festa nos Aliados no dia 30

  • Notícia

    Notícia

#mno_arvore_natal_2017_16.JPG

João Queirós

O Porto liga-se oficialmente ao Natal no próximo dia 30, sábado. E, como é tradição, o momento é assinalado na Avenida dos Aliados com uma grande festa que inclui vários momentos de animação ao longo da tarde, como as atuações de Agir, Ana Bacalhau, Irma, Matay e a banda The Lucky Duckies. As luzes e a Árvore de Natal acendem-se a partir das 18 horas com um espetáculo multimédia especialmente produzido para este momento.

Aberta a população, a festa tem epicentro nos Aliados, mas as propostas de animação estendem-se a praticamente toda a Baixa da cidade, sendo a música o fio condutor de um vasto programa de atividades que culminarão com o momento de ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal, erguida como habitualmente na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Decorada com 31.600 lâmpadas de LED, a árvore gigante, que já está em fase de montagem, terá 30 metros de altura por 12 metros de diâmetro, pesando cerca de 16,4 toneladas. A sua ligação será antecedida de um espetáculo multimédia, a partir das 18 horas.

Dois concertos muito especiais

Antes e depois da ligação das luzes, o programa inclui dois concertos muito especiais no palco que será montado junto ao espelho de água, na placa superior dos Aliados.

A partir das 16,30 horas, num espetáculo em estreia absoluta, quatro dos mais interessantes artistas nacionais reúnem-se em palco para celebrar a chegada do Natal ao Porto. Nomes consagrados como Agir e Ana Bacalhau juntam-se aos emergentes Irma e Matay para um concerto onde vão interpretar os temas mais conhecidos do seu reportório, mas também as mais populares canções de Natal.

Após a inauguração da Árvore, é a vez da banda retro The Lucky Duckies subir ao palco e convidar o público a uma viagem pelos clássicos da música internacional, e também portuguesa, dos anos 20 aos 60 do século passado. Do alinhamento, fazem parte os grandes clássicos de Natal incluídos no seu último trabalho discográfico, "Lucky Christmas", lançado em 2018.

Animação desde o início da tarde

Para dar início ao espírito de Natal na cidade, haverá performances, concertos, paradas e coros itinerantes, entre outras surpresas, a animar as ruas da Baixa logo desde o início da tarde.

Como a que a "Dar corda ao Natal", um coro de oito elementos vai partir dos Aliados, pelas 15 horas, em direção aos Clérigos, Largo do Amor de Perdição, Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Rua de Cedofeita, interpretando um reportório eclético e alusivo à quadra.

Por sua vez, um grupo de quatro Soldadinhos de Chumbo vai animar o centro da cidade com os seus instrumentos musicais, saindo da Rua Formosa às 15 horas para percorrer as ruas de Santa Catarina e de 31 de Janeiro, rumo aos Aliados. Pelas 16 horas, haverá ainda tempo para um divertido espetáculo apresentado pelo mímico chileno Mimo Huenchulaf, na Praça da Liberdade.

Mercados de Natal e pistas de gelo

É também no dia 30 de novembro que são inauguradas as duas pistas de gelo natural que vão funcionar na cidade até 12 de janeiro. Na Praça de D. João I, a pista abre logo às 10 horas, enquanto na Rotunda da Boavista, onde volta a estar instalada a Praça da Fantasia, o gelo começa a ser "quebrado" a partir das 11 horas. No feriado de 1 de dezembro, as duas pistas vão ter acesso gratuito durante o período da manhã, até às 13 horas.

De resto, na manhã de sábado dia 30, há ainda a assinalar a abertura dos três Mercados de Natal apoiados pelo Município: o Mercado da Alegria, que ocupará o Largo de Santo Ildefonso e a Praça da Batalha (até 31 de dezembro); a feira de artesanato Artes e Ofícios do Porto, localizada na Praça dos Poveiros (até 23 de dezembro); e a Artesanatus Porto, que neste ano se estreia no Jardim de São Lázaro (até 22 de dezembro).

PROGRAMA

Sábado, 30 de novembro de 2019

15h00-16h30

"Dar Corda ao Natal" - Coros itinerantes

Av. Aliados / Largo Amor de Perdição / R. Cedofeita

15h00-16h30

Parada - Soldadinhos de Natal

R. Formosa / R. St.ª Catarina / R. 31 de Janeiro / Av. Aliados

15h00

Ensemble de Trompetes do Conservatório de Música do Porto

Escadaria da Igreja de St.º Ildefonso

15h30

"Natal a Rir" - Una Sonrisa muda la vida", por Mimo Huenchulaf

Pç. Liberdade

16h30

Concerto - Agir, Ana Bacalhau, Irma e Matay

Av. Aliados (placa superior)

18h00

Espetáculo multimédia + Fogo de artifício

Inauguração da Árvore de Natal e ligação das luzes

Pç. Gen. Humberto Delgado

18h15

Concerto - The Lucky Duckies

Av. Aliados (placa superior)