Cultura

Cidadãos seniores são convidados para visita guiada ao Palácio da Bolsa

  • Notícia

    Notícia

#fib_Porto_E_Lindo_Palacio_Bolsa_16.jpg

Filipa Brito

Está marcada para a tarde da próxima quarta-feira, dia 4, uma visita ao Palácio da Bolsa destinada a todos os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e residentes na cidade do Porto.

Organizada no âmbito do programa "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65", a visita terá início às 16 horas e é de participação gratuita, mas requer inscrição prévia para o email dmcs@cm-porto.pt, devendo a mesma ser feita até segunda-feira, dia 2 de dezembro.
As inscrições são limitadas e serão consideradas por ordem de chegada. Os dados requeridos para inscrição são: nome completo, idade, endereço de email, telefone e freguesia de residência.  

Uma vez por mês, este programa municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural e também de socialização e de cidadania.

Inserido no roteiro "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais", o Palácio da Bolsa, localizado na Rua de Ferreira Borges, em frente ao Jardim do Infante D. Henrique, no Centro Histórico do Porto, marca a época de esplendor da comercialização do Vinho do Porto e da forte influência das famílias inglesas na história da cidade. Este é considerado um dos monumentos históricos mais importantes da cidade e a sua construção foi iniciada na segunda metade do século XIX, tendo-se prolongado por quase 70 anos.

O edifício, que combina na sua arquitetura traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês, começou a ser construído em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, que obrigou a que os comerciantes tratassem dos seus negócios na rua, ao ar livre. É atualmente sede e propriedade da Associação Comercial do Porto e está entre os monumentos mais visitados na cidade. No seu interior, o Pátio das Nações e o Salão Árabe são dois ex libris.

Para mais informações poderá contactar o Departamento Municipal de Coesão Social através do número 22 589 92 60.


Neste link
, pode descarregar a minuta de consentimento para o tratamento de dados pessoais, a qual deve ser preenchida com o nome e a assinatura e enviada para o email dmcs@cm-porto.pt, juntamente com a inscrição na iniciativa.