Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo Trengolas leva artes circences às ruas do Porto durante agosto e setembro
07-08-2020

Em alternativa ao Festival Trengo, o ciclo de circo Trengolas vai realizar-se entre os dias 28 de agosto e 19 de setembro e a programação conta com 14 espetáculos dedicados a companhias residentes em Portugal.


Face ao atual panorama de pandemia que obrigou a repensar a quinta edição do Trengo - Festival de Circo do Porto, realizado entre os dias 1 e 5 de julho, a companhia Erva Daninha e a empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto uniram esforços e encontraram uma alternativa para poderem continuar a oferecer à cidade mais um momento dedicado às artes circenses.

Ao longo de quatro fins de semana, o Trengolas vai convidar o público a sair para a rua e, ao ar livre, desfrutar e assistir a performances de circo contemporâneo.

Integrado na Feira do Livro do Porto  e na programação do Teatro Municipal do Porto, o ciclo, que conta com um total de 20 apresentações e 14 espetáculos, passará por três espaços da Invicta: os Jardins do Palácio de Cristal, o Parque de São Roque e a Praça D. João I.

O arranque acontece às 21,30 horas, nos jardins de São Roque, com o espetáculo "Asas D'Areia", do Teatro do Mar.

No dia 29 de agosto, segue-se "T0 Wip", de Thorsten Grütjen, que se repete às 15 e às 18 horas, também no parque situado na Rua S. Roque da Lameira. No dia seguinte, o mesmo espaço da cidade acolhe, às 11 e às 12 horas, duas apresentações da performance "Pequena Circoonferencia", da companhia Radar 360°.

A partir das 17 horas do dia 30 de agosto, será a vez do grupo "Trengos à Solta" andarem pelos Jardins do Palácio de Cristal.

A abrir o mês de setembro, o espetáculo "Crasshduo Circus", da companhia Crassh, marca a entrada por novas incursões do circo contemporâneo, no dia 5, com uma sessão às 15 e outra às 18 horas.

Já no domingo, dia 6 de setembro, pelas 17 horas, a animação vai estar a cargo de uma segunda vaga da trupe de artistas "Trengos à Solta", nos Jardins do Palácio.

"Por um Fio", do acrobata portuense Daniel Seabra, é a performance que se segue, apresentada no dia 12, sábado, nos jardins de S. Roque, com uma sessão às 15 e outra às 18 horas.

No dia seguinte, domingo, pelas 17 horas, "novas diatribes" apresentam um coletivo renovado de "Trengos à Solta", no Palácio de Cristal.

Para encerrar o ciclo de performances de rua, os dias 18 e 19 de setembro estão reservados para a estreia do espetáculo da companhia anfitriã do evento, a Erva Daninha, com "Ready" a ser apresentado nos dois dias, às 21 horas, na Praça D. João I.

A organização do ciclo Trengolas teve por objetivo garantir a programação prevista para o Festival Trengo e ainda reforçar com mais de 40 artistas e técnicos residentes em Portugal que, devido à ausência de trabalho nos últimos meses, viram a sua atividade ser fortemente prejudicada.

Desde 2016, o Festival Trengo tem-se vindo a afirmar no panorama nacional e internacional do circo contemporâneo a partir da cidade do Porto.

A programação completa pode ser consultada AQUI