Cultura

Ciclo sobre poesia, artes e conhecimento começa com Sophia de Mello Breyner

  • Notícia

    Notícia

#fib_Museu_Nacional_Soares_Reis_01.jpg

Filipa Brito

Sophia de Mello Breyner Andresen é a primeira de um conjunto de poetas com fortes ligações ao Porto, que serão abordados no ciclo "A Poesia ao encontro das outras Artes e do Conhecimento", que tem início pelas 21,30 horas desta terça-feira, 18 de junho, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Joana Matos Frias (Faculdade de Letras da U.Porto), Carlos Mendes de Sousa (U.Minho) e a arquiteta paisagista Teresa Andresen (sobrinha de Sophia) são os participantes nesta primeira sessão do ciclo (entrada livre com inscrição para: amigosdomnsr@gmail.com), que é organizado pelo Círculo Dr. José de Figueiredo - Associação dos Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis e vai decorrer sob a forma de mesas-redondas, nas quais se procurará encontrar pontos de contacto nas linguagens, nos comentários e na própria formulação dos modelos poéticos com outras perspetivas culturais.

Para ilustrar esta ideia, foram escolhidos vários poetas portugueses contemporâneos - assim, a Poesia (e por vezes a Prosa) de Sophia de Melo Breyner Andresen, de Jorge de Sena, de Vasco Graça Moura e de Fernando Guimarães serão revisitadas pelos convidados. "Embora não tenha sido critério preferencial, a coincidência de todos eles terem uma grande ligação ao Porto, e de este ano se comemorar o centenário do nascimento de Sofia e de Sena, muito contribuiu para esta iniciativa", aponta o Círculo Dr. José de Figueiredo.

O ciclo, que encerrará com uma conferência de Isabel Alçada, é comissariado por João Pimenta.