Cultura

Ciclo Música & Revolução submete-se a Anton Webern

  • Notícia

    Notícia

#DR_Remix_Ensemble_Musica_Revolucao.jpg

O ciclo temático Música & Revolução está de volta à Casa da Música com uma proposta de imersão total na obra de Anton Webern. 

A proposta desdobra-se em quatro concertos nos dias 20, 21, 22 e 29, que percorrem vários períodos da vida criativa e diversas formas abordadas por aquele que foi um dos mais destacados discípulos de Arnold Schoenberg e um dos primeiros cultores do dodecafonismo como técnica de composição.

Enquanto o prestigiado Arditti Quartet integra na programação trios e quartetos de cordas, a aclamada soprano Christina Daletska interpreta vários ciclos de canções ao lado da Orquestra Sinfónica e do Remix Ensemble.

Além de apresentarem obras instrumentais tão relevantes como a romântica Passacaglia op.1 ou, no outro extremo do catálogo de Anton Webern, a sensibilidade e a fúria contida das Variações para orquestra op.30 - obra marcante do período dodecafónico - os agrupamentos residentes juntam-se ao Coro Casa da Música e a Daletska para revelarem também as duas emblemáticas Cantatas, que estão entre as últimas obras escritas pelo compositor.

O Coro leva ainda à Sala Suggia uma seleção de motetes de Heinrich Isaac, compositor renascentista que exerceu grande influência em Webern.

"Quatro concertos que são grandes oportunidades para ouvir música emotiva, desafiante e revolucionária de um compositor-chave da história da música do século passado", aponta a Casa da Música.

Confira os quatro concertos e aceda a mais informação sobre este ciclo, aqui.