Cultura

Ciclo de Conversas Situadas prossegue amanhã na Feira do Livro do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_apresentacao_livros_Leonor_Almeida_08.JPG

Miguel Nogueira / Arquivo

A iniciativa Conversas Situadas, integrada na programação da Feira do Livro e inserida nas comemorações do bicentenário da Revolução Liberal do Porto, regressa com mais duas sessões para assistir nesta sexta-feira e sábado.

O ciclo de conversas dinamizado pelo núcleo de programação do Museu da Cidade terá amanhã, dia 4 de setembro, a sua segunda sessão. O painel "Súbditos & Cidadãos", com Vital Moreira e Jaime Nogueira Pinto, será moderado pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite.

Para sábado está marcada a conversa "Igualdade(s) & Liberdade(s)", protagonizada pelo professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Gaspar Martins Pereira, e pela deputada do CDS-PP, Cecília Meireles, com moderação a cargo da primeira secretária da mesa da Assembleia Municipal, Paula Ribeiro de Faria.

Ambas as sessões têm início às 21,30 horas e decorrem no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é gratuita, condicionada à lotação da sala (reduzida a 95 lugares) e sujeita ao levantamento prévio de bilhete no balcão de informações da biblioteca, 1,30 horas antes do início, com entrega limitada a duas entradas por pessoa.

O ciclo Conversas Situadas concluirá na sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de setembro. A sessão "Mulher & Homem", na sexta-feira, será protagonizada pelo ex-eurodeputado socialista, Francisco Assis, e pela colunista Helena Matos, com moderação do antigo deputado municipal do BE, José Manuel Castro.

A quinta e última das Conversas Situadas, no sábado, contará com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, num diálogo subordinado ao tema "Poder & Poderes", que terá também a presença do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, e será moderado pelo deputado municipal do PS, Pedro Braga de Carvalho.

Colocando face-a-face figuras incontornáveis do espectro político português, as Conversas Situadas são moderadas por deputados da Assembleia Municipal do Porto oriundos de diferentes quadrantes políticos.

Sinais do Porto

Hoje, dia 3 de setembro, arrancam também na Feira do Livro as conversas Certos Outros Sinais, uma série de diálogos sobre o Porto, com figuras da cidade, e conduzidas por uma das vozes mais emblemáticas da rádio portuguesa, Fernando Alves (TSF).

Serão conversas sem rede e sem rumo, ao sabor da brisa da Avenida das Tílias. Sessenta minutos de reflexão sobre a realidade, agora transfigurada. Um olhar lúcido e libertador sobre a cidade, as suas gentes, os novos gestos impostos pela crise, o caminho incendiário do futuro.

Estas conversas decorrem às 17 horas na Concha Acústica e os primeiros convidados de Fernando Alves são Carlos Tê e Germano Silva. Na sexta-feira participam Luísa Pinto e Nuno Camarneiro, e a conclusão do ciclo, no sábado, contará com Miguel Guedes e Fátima Vieira.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada. A lotação da Concha Acústica é de 100 lugares e a abertura acontece 30 minutos antes do início da sessão.

Para mais informações visite o site oficial da Feira do Livro ou o Facebook.

Consulte aqui a programação completa da Feira do Livro do Porto 2020.