Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo de conferências traz Fernanda Bernardo ao Rivoli
06-03-2018
A filósofa e professora universitária Fernanda Bernardo dá hoje uma conferência sobre "O arco-íris da hospitalidade - hospitalidade's - cenas da relação ao outro", a partir das 18 horas, no Rivoli.

De entrada livre, a sessão integra o ciclo "Do Estranho" que, a partir das perspetivas de especialistas, universitários e artistas portugueses e internacionais sobre temas de atualidade, se propõe intervir nas práticas comunicacionais de análise e discussão de ideias, de forma aberta e plural.

Além de professora de filosofia contemporânea na Universidade de Coimbra, Fernanda Bernardo é autora e tradutora (de Jacques Derrida, entre outros). Está também, desde há muito, filosoficamente posicionada na Desconstrução, trabalhando na interseção da filosofia com a literatura, a poética, as artes do visível, a ética e a política.

Este será o seu contributo na interrogação que o ciclo de conferências está a lançar sobre o tema "Do Estranho" através de vários ângulos, da estética à política, do pensamento crítico à economia. Para tal, as conferências anteriores contaram com as participações de Maria Filomena Molder (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), que dissertou sobre "Estrangeiros e estranhos", e José Gomes Pinto (Universidade Lusófona de Lisboa), que desenvolveu pistas sobre "Como pensar a negatividade".

Com sessões mensais, o ciclo "Do Estranho" é promovido pelo Teatro Municipal do Porto em parceria com a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona do Porto (ULP).