Economia

Ciclo de conferências online prepara startups para fazerem negócios

  • Notícia

    Notícia

#fib_formacao_online.jpg

Filipa Brito

O ScaleUp Porto, em parceria com a UPTEC - Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto, está a promover cinco conferências online até esta quinta-feira, dia 30, no âmbito da 5.ª edição da atividade "Doing Business". A iniciativa visa facilitar reuniões entre startups e organizações maduras, de forma a promover o desenvolvimento de negócios.

Já teve início a segunda fase do Doing Business, atividade que nesta edição conta com a participação de 34 empresas com um percurso sólido, disponíveis para reunir com cada uma das startups já inscritas no website da iniciativa.

Antes de chegar a essa última fase, neste novo capítulo, consta um ciclo de formações, designado "Road to Doing Business", em formato webinar. O objetivo é preparar, desde já, os candidatos a aumentarem as probabilidades de sucesso das reuniões online que irão ter lugar no próximo mês.

A primeira sessão, que decorreu na manhã desta segunda-feira, esteve centrada na "Estratégia de definição de preço", um dos maiores desafios que as startups enfrentam na hora de lançar os seus produtos e serviços inovadores. A sessão foi dinamizada por Tiago Ribeiro, professor de Economia.

Segue-se hoje (terça-feira), às 11 horas, uma conferência dedicada ao "Processo estratégico de vendas", onde Angel Garrorena, consultor especializado em programas de aceleração, vai abordar a metodologia Lean Sales, apoiando o desenho do processo de vendas, as suas fases e ações, além das ferramentas necessárias para o suportar com sucesso.

A terceira conferência online ficará a cargo de convidado Daniel Pinheiro, formador na Escola de Startups do UPTEC desde 2015. Numa sessão mais restrita, o convidado irá promover vários exercícios para facilitar a comunicação de ideias no contexto digital, para aumentar a eficácia da mensagem transmitida. A sessão intitula-se "Pitch - Comunicação e Expressão".

Já na sessão "Cooperação entre Startups e Organizações Maduras", protagonizada pela dupla Sonja Moosburger, diretora-geral da MediaMarktSaturn N3XT, e Rafael Pires, gestor do programa de experimentação IT Labs da SonaeMC(BIT) e da área de Experimentação na Associação Porto Digital, vai focar-se em casos e boas práticas na cooperação entre startups e organizações maduras.

Por fim, numa sessão organizada em parceria com a Porto Business School, será abordado o tema da Estratégia de Inovação como método para a competitividade, numa sessão dinamizada por Rui Coutinho, diretor do Centro para Inovação desta escola.

Este ano, devido ao contexto criado pela crise da COVID-19, a atividade Doing Business transitou para o mundo digital.

Recorde-se que o ScaleUp Porto. é uma estratégia municipal que compromete a cidade do Porto na promoção do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Tendo em vista o apoio ao crescimento de startups (o designado processo "scaleup"), visa a criação de um ecossistema sustentável que aumente a competitividade económica da Região, crie emprego e melhore a qualidade de vida dos cidadãos.