Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo de conferências aproxima agentes políticos, meio académico e ecossistema empresarial
15-06-2018

Aproveitando o contexto favorável da cidade enquanto destino de investimento, bem como a dinâmica das empresas já instaladas, a Câmara do Porto, via InvestPorto, e a Porto Business School estão a realizar o ciclo de conferências Desafios da Nova Economia na Cidade. A primeira realizou-se ontem na Casa da Música, onde responsáveis políticos e empresariais falaram com cerca de 100 participantes sobre "Employer Branding - Como captar e reter talento".


O ciclo compreende mais duas conferências, em setembro e dezembro, noutros dois espaços emblemáticos da cidade, o Museu de Serralves e o Teatro Rivoli. De entrada livre, decorrem de um desafio lançado pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, Ricardo Valente, destinado a "criar uma maior aproximação de todo o ecossistema da cidade a temas da atualidade e com impacto no desenvolvimento local".

A este conceito de proximidade, lembra Ricardo Valente, que abriu a primeira conferência, está a responder o InvestPorto através de uma estratégia de atratividade reforçada com novos serviços. Entre eles está a área de "aftercare", que entre outros propósitos existe para "acompanhar as dinâmicas das empresas já estabelecidas na cidade e criar meios de networking e otimização de colaboração entre as mesmas". 

Networking, colaboração e partilha de experiências foram, pois, tónicas da conferência que decorreu na Casa da Música. O encontro teve como oradores Richard Mosley, vice-presidente para a estratégia na empresa Universum, com larga experiência em Recursos Humanos e na liderança de projetos de brand development em entidades e multinacionais, como BP, Coca-Cola, Comissão Europeia, GSK, L'Oreal, PepsiCo, Santander, Unilever ou World Food Program; Carlos Maia, diretor regional da Hays; e Telmo Fernandes, diretor de Recursos Humanos da Natixis.

Refira-se que o Employer Branding faz parte da estratégia de atração de talentos das empresas. No mercado atual, a procura de trabalho é cada vez mais semelhante ao processo de tomada de decisão de uma compra. Além de comunicar os seus produtos, a empresa é agora obrigada a promover a sua cultura organizacional. Referir o papel dos millenials e os seus objetivos na procura de talento, quer na visão de uma empresa recrutadora, quer na visão de um empresa que está em busca de talento, foi uma das questões abordadas.

Este ciclo de conferências vem, em suma, abrir portas ao envolvimento de entidades públicas e privadas na discussão de temas relevantes para o desenvolvimento económico da cidade.

Como reitera Ricardo Valente, para o Município este tipo de iniciativas é fundamental para aproximar "agentes políticos da cidade, o meio académico e o ecossistema empresarial", juntando-os "num fórum de discussão com a participação de oradores de prestígio internacional e agentes do sistema económico local".

Próximas conferencias: 

Fintech - A inovação no ecossistema financeiro
25 de setembro
Museu de Serralves (Biblioteca)

Destination Marketing - Tendências e desafios
5 de dezembro
Teatro Municipal do Porto - Rivoli (Pequeno auditório) 

Encontre mais informações aqui.