Cultura

Ciclo de concertos nos Jardins do Palácio de Cristal arranca hoje à noite

  • Notícia

    Notícia

#mno_CI_noites_do_palacio_01.jpg

Miguel Nogueira

O ciclo de concertos "Noites do Palácio" começa já hoje à noite com António Zambujo, a partir das 21 horas, e tem amanhã, sábado, uma nova réplica ao som dos blues e rock The Black Mamba. Com lotação esgotada para as primeiras duas noites, a iniciativa prolonga-se nos próximos fins de semana, até dia 22 de agosto, com mais nomes fortes da música portuguesa a subir a palco.

O recinto, com lotação para 650 lugares, já está montado na Praça do Rossio, em frente ao Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, pronto para proporcionar à cidade momentos de lazer e animação ao ar livre, a partir desta sexta-feira.

António Zambujo, o músico de origens alentejanas, marca hoje o arranque do evento municipal que, contrariando um verão atípico, ainda assim se faz de cultura e muito ritmo.

Já amanhã, dia 1 de agosto, será a vez da banda The Black Mamba brindar o público portuense com a voz quente do seu vocalista Pedro Tatanka, que levará o blues e o rock a ecoar por todos os cantos do recinto.

No entanto, os concertos não ficam por aqui e aquela que pretende ser uma celebração de verão, ao longo de quatro fins de semana, vai levar ao palco da iniciativa alguns dos nomes mais sonantes do panorama musical nacional.

O cartaz das "Noites do Palácio", revelado recentemente, reúne ainda os seguintes nomes: HMB (7 de agosto); Gisela João (8 de agosto); Jorge Palma (14 de agosto); Diogo Piçarra (15 de agosto); Blind Zero (21 de agosto) e, para terminar, Rui Veloso (22 de agosto).

Numa época em que é imprescindível garantir todas as condições de segurança, cada espetáculo foi preparado de forma a cumprir com todas as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde, no que diz respeito a eventos realizados ao ar livre.

Desta forma, no espaço delimitado para o efeito, todos os lugares estarão identificados, cumprindo o distanciamento mínimo obrigatório entre os espetadores que não façam parte do mesmo agregado. Ainda para evitar qualquer tipo de congestionamento e aglomerado de pessoas, todas as entradas e saídas serão compostas por circuitos próprios com a devida sinalização.

Com um investimento municipal de 200 mil euros, o evento, lançado pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora - Cultura e Deporto do Porto, constitui uma forma de apoiar o tecido cultural nacional, dando um novo alento e oportunidade de trabalho aos muitos profissionais da área que se viram impedidos de exercer a sua atividade devido à pandemia causada pelo coronavírus.

Para tanto, as "Noites do Palácio" contam com a colaboração de duas das maiores produtoras nacionais do meio, a  Everything is New e a PEV Entertainment.

Os bilhetes para ambos os concertos deste primeiro fim de semana já estão esgotados.

Cartaz "Noites do Palácio"

31 de julho - António Zambujo

1 de agosto - The Black Mamba

7 de agosto - HMB

8 de agosto - Gisela João

14 de agosto - Jorge Palma

15 de agosto - Diogo Piçarra

21 de agosto - Blind Zero

22 de agosto - Rui Veloso