Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo cultural propõe visita ao Cemitério Britânico
29-06-2017

Uma visita guiada pelo historiador de arte Francisco Queiroz ao Cemitério Britânico é a proposta para a tarde do próximo sábado, 1 de julho, a partir das 15,30horas. Considerado o mais romântico dos cemitérios portuenses, a iniciativa integra o programa do XII Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, que decorre até setembro.


A tarde será passada entre pequenas pedras tumulares escondidas por heras e árvores de grande porte e jazigos de famílias britânicas, germânicas e de outras nacionalidades, com predominância do credo protestante.


Passagem obrigatória pelo mausoléu do Conde de Moser, pelo túmulo do fundador do cemitério, o cônsul John Whitehead e também pelo túmulo do Barão de Forrester, que faleceu no rio Douro em 1861 e cujo corpo nunca foi encontrado.


O Cemitério Britânico, originalmente designado como Campo Santo, precede a construção da capela, em cerca de trinta anos e está implantado junto ao Largo da Maternidade Júlio Dinis. Os primeiros registos de enterramento datam de 1788, contudo, as primeiras lápides foram colocadas apenas uma década depois. Aqui, os túmulos são associados a uma cultura que se distingue da portuguesa, pelo tipo de pedras e sua simbologia. Sobressai a utilização de materiais importados e os símbolos, como a pomba ou os carvalhos, que remetem para a paz e a firmeza perante a morte.

 

+Info: A participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição para parquesurbanos@cm-porto.pt ou 22 532 00 80.

Todas as visitas terão tradução para Língua Gestual Portuguesa (LGP), por solicitação na pré-inscrição, com antecedência mínima de 2 dias úteis.