Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Christian Rizzo regressa ao Porto e traz as memórias pós-punk na bagagem
14-09-2017

Na rentrée do Teatro Municipal do Porto, o Rivoli recebe novamente Christian Rizzo para a estreia nacional do espetáculo de dança "Le Syndrome Ian".

 

Este espetáculo é a última parte da trilogia que o coreógrafo francês construiu à volta de várias tipologias de dança.

 

Em "D'après une histoire vrai", apresentado em setembro de 2015, Rizzo abordava o circuito das danças folclóricas; já em "Ad Noctum", explorou a dança a pares.

 

Em "Le Syndrome Ian", as danças coletivas em clubes noturnos são o ponto de partida. O trabalho cria um enredo coreográfico para nove bailarinos, que remete para o final da década de 70, quando a Inglaterra é tomada pelos sons intrigantes pós-punk e ritmos frenéticos. O título destaca ainda Ian Curtis, vocalista dos incontornáveis Joy Division.

 

"Nem homenagem nem reconstituição. 1979, primeira saída à discoteca. Enquanto o planeta vibra ao som disco e dos seus seguidores de uma dança ondulante e lancinante, a Inglaterra vê nascer um ritmo sombrio e poético por corpos elétricos, angulares. Entre a solidão e a comunidade, que vestígios destes corpos (talvez) contraditórios permanecem ainda em mim hoje (...)?".

 

Christian Rizzo, que no início do seu percurso criativo teve um grupo de música rock e lançou a sua própria marca de roupa, é atualmente diretor do Centre Chorégraphique National de Montpellier e um dos nomes mais importantes das artes performativas francesas.

 

///


"Le Syndrome Ian"

SEX 15 SET / 21:30

Grande Auditório Manoel de Oliveira / Rivoli

M12

Bilhetes (10€) 

 

+Info em www.teatromunicipaldoporto.pt