Política

China e Porto reforçam bom clima de cooperação

  • Notícia

    Notícia

As relações institucionais entre China e Porto nunca foram tão estreitas, alargando as oportunidades de intercâmbio em diferentes áreas. Menos de um mês após a visita à China do presidente da Câmara do Porto, uma importante delegação daquele país esteve nos Paços do Concelho. 

Reforçar a cooperação entre as duas geografias, ao nível económico, científico e tecnológico, foi o intuito da visita a Portugal de uma representação liderada por You Quan, figura proeminente do Comité Central do Partido Comunista da China, sendo seu membro do Secretariado e ministro do Departamento de Trabalho da Frente Unificada.

Nesta deslocação a Portugal, You Quan quis encontrar-se com o Presidente da República, dirigentes nacionais dos principais partidos portugueses e o autarca independente do Porto.

O interesse pela cidade decorre no âmbito de um processo de intercâmbio que tem evoluído bastante nos últimos tempos. Recorde-se que Rui Moreira se deslocou à China no passado mês de junho, onde o Porto esteve em destaque nas comemorações do Dia de Portugal e de Camões.

Na sua visita oficial, o presidente portuense reforçou as ligações com Pequim e reiterou as boas relações com Xangai. Deu, aliás, uma entrevista a um dos mais importantes canais de notícias da China, difundida em mais de 100 países e que teve um alcance superior a 85 milhões de espectadores.